quarta-feira, 28 de março de 2012

Saiba dizer "Não" e "Não sei"


Muitas pessoas não conseguem dizer "não", pelos mais diversos motivos. Outra situação, cada vez mais comum no nosso dia a dia, é a de pessoas que não conseguem dizer "não sei".
No trabalho e na vida todos nós recebemos todos os tipos de perguntas. E, naturalmente, para algumas nós sabemos dar resposta mas, para as outras, não. Não há vergonha nenhuma nisso, dada a velocidade com que o  mundo produz conhecimento, que é milhares de vezes superior à capacidade de qualquer pessoa aprender.
Ainda assim, existem pessoas que querem mostrar para o mundo que têm resposta para tudo, e ao serem confrontadas com uma pergunta que não sabem responder, fingem que sabem e inventam uma resposta. Isso causa uma série de problemas, que poderiam facilmente ser evitados se essas pessoas tivessem um pouco de humildade e admitissem que não sabem tudo, como tentam fazer parecer.
Portanto, da próxima vez que lhe perguntarem alguma coisa sobre a qual não sabe, considere as seguintes situações:

  1. Você realmente não sabe a resposta, e não tem como saber. Neste caso,  peça simplesmente desculpas por não poder ajudar.
  2. Você não sabe a resposta, mas conhece quem sabe. Indique quem possa ajudar. Assumir que alguém sabe mais que você sobre determinado assunto não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário. Também é ótimo conhecer pessoas com conhecimentos diferentes do seu. Como costumamos dizer no trabalho: "O importante não é saber, é conhecer quem sabe."
  3. Você não sabe a resposta, mas pode descobrir. Responda que  não sabe, mas vai tentar descobrir e depois dará a resposta definitiva.
Independente da situação, seja sempre sincera e humilde dizendo "não sei".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...