terça-feira, 13 de março de 2012

Benefícios do chocolate

Tanto se tem falado do chocolate e quase sempre o associam a algo de bom mas proibido, principalmente a quem quer manter a linha.
De facto, o chocolate é um alimento bastante rico, com muitas calorias, e, portanto, devemos ingeri-lo com moderação. Mas isso não quer dizer que não o devemos comer. Antes pelo contrário.
O chocolate é um alimento muito saudável. Investigadores alemães e suíços demonstraram que comer chocolate preto reduz habitualmente o nível de stress e diminui o risco de sofrer de doenças do coração.
O chocolate também é bom para ativar o nosso cérebro, pois contém açúcar e alguma cafeína. Comer chocolate também nos acalma e provoca sensação de felicidade. Tudo isto porque ele contém substâncias que estimulam a região do cérebro responsáveis por nos dar a sensação de bem-estar.
Há inclusive estudos que demonstraram que comer pequenas porções de chocolate por dia contribui para manter o peso.
Mas isto não quer dizer que pode começar a comer chocolate em grandes quantidades sem se preocupar. 
Apenas uma pequena porção (um quadrado de barra de chocolate) é suficiente. Também é preciso escolher o tipo de chocolate, quanto mais puro melhor. Prefira sempre o preto (amargo). Os chocolates com mais de 60% de cacau são os melhores, pois não possuem manteigas nem gorduras acrescidas.
Portanto, os chocolates de leite, branco, com amêndoas, etc. não são os mais indicados para serem comidos diariamente, pois têm muitas calorias extra e pouco cacau natural, que é o ingrediente que nos dá os benefícios para a saúde.


Vai um chocolate? 
Saiba escolher...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...