quinta-feira, 8 de março de 2012

Receitas/ sugestões para um pequeno-almoço saudável


Nunca é de mais relembrar a importância do pequeno-almoço: recarrega o nosso corpo com a energia necessária depois de uma noite de jejum, acelera o metabolismo, aclara e alerta a mente. 

Um bom pequeno-almoço é ainda o segredo para perder e manter peso.

Há estudos que comprovam que as pessoas que consomem 22 a 55% das suas calorias diárias na primeira refeição do dia não ganham mais de 770 gramas ao longo de 4 anos; e que quem apenas consome 0 a 11% tem tendência a engordar cerca de 1,5 kg no mesmo período. 
Para aquelas pessoas que não sabem o que preparar ou estão cansadas de comer o mesmo todas as manhãs, eis algumas sugestões para um pequeno-almoço saudável e saboroso.

  1. Pão integral ou multicereais com tomate, alface, uma fatia de fiambre ou peru magro, um ovo cozido ou estrelado (sem óleo); servido com um sumo de fruta natural.
  2. Pequeno-almoço parfait: numa taça coloque uma camada de iogurte magro, uma camada de fruta fresca triturada grosseiramente e outra camada de granola e/ou muesli.
  3. Pão integral ou multicereais torrado com pouca manteiga, servido com um prato de fruta fresca (morangos, kiwis, laranjas, ananás, manga, banana, amoras, framboesas, mirtilos...), um chá ou copo de leite magro.
  4. Panquecas integrais com iogurte natural e fruta fresca, ou com mel; servido com chá (sem açúcar) ou um copo de leite magro.
  5. Batido de iogurte, fruta fresca e leite magro; servido com um muffin integral.
  6. Taça de fruta fresca; servida com um pão integral e compota.
  7. Waffles integrais, guarnecidos com iogurte natural e fruta fresca, compota de morango ou manteiga magra; servido com chá ou café com leite magro (sem açúcar).
  8. Tofu mexido com legumes congelados, servido com pão integral ou multicereais torrado e um sumo de fruta natural.
  9. Taça de muesli com leite magro e fruta fresca.
  10. Tortilha integral quente com ovos mexidos, vegetais congelados, queijo ou fiambre magro, iogurte natural, fruta fresca, mel, compota de fruta ou manteiga de amendoim; servido com um batido de frutas frescas.
  11. Batido de iogurte, fruta congelada e leite magro; servido com um pão integral torrado.
  12. Omelete de cogumelos, espinafres e queijo magro; servido com uma fatia de pão integral torrada e um sumo de fruta natural.
  13. Papas de aveia quentes, servidas com fruta fresca, frutos secos ou nozes partidas e um copo de leite magro.
  14. Batido de iogurte, fruta congelada e leite magro; servido com uma barra de cereais/granola.
  15. Taça de fruta fresca; servida com um pão integral e queijo, fiambre ou peru magro.
  16. Pão integral ou multicereais com fiambre magro, peru magro ou salmão fumado, acompanhado de fruta fresca fatiada e chá ou café com leite magro.
  17. Taça de cereais integrais com leite magro e fruta fresca.
  18. Uma barra de cereais, uma peça de fruta e um copo de leite magro.

Que lhe parece? São, sem dúvida, pequenos-almoços muito variados e todos saudáveis.
Não se esqueça: O segredo para perder e manter o peso está no pequeno-almoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Aproveitar bem o tempo

Há várias formas de aproveitar o tempo.  Muitas pessoas queixam-se da falta de tempo, outras morrem de tédio, porque não sabem o que hão ...