terça-feira, 27 de maio de 2014

Menos carne, mais vegetais

Estou cada vez menos carnívora e, curiosamente, sinto-me com muito mais energia.

Saladas, fruta, muitos vegetais, leguminosas, pão e massas, sobretudo integrais, doces com moderação. 

Carne e peixe todos os dias mas em doses muito pequenas. 

Laticínios, diariamente, mas em doses mínimas (os meus intestinos não apreciam leite nem derivados).

A água sempre me acompanha,  chá, todos os dias à noite.

Vegetariana? Não, ainda não, mas caminho para lá a passos largos.

Para já, o meu objetivo é mesmo fazer uma alimentação saudável, pouco calórica e que me dê energia todo o dia.




Dia europeu dos vizinhos

Celebra-se hoje o dia europeu dos vizinhos. Sempre na última terça-feira do mês de maio. Vá-se lá saber porquê. Na minha opinião, podia ser num sábado. 
A celebração deste dia visa promover o convívio entre vizinhos. Desta forma, consegue-se uma maior coesão social,  uma vida melhor em sociedade, criando novos laços de solidariedade entre as pessoas.
Esta ideia surgiu em Paris, há precisamente 24 anos. É uma ideia engraçada, se bem que nas aldeias esse convívio é muito usual. O convívio é muito maior do que nas cidades. É muito mais frequente vermos os vizinhos todos juntos, não só em dia de festa mas no dia-a-dia. Há uma grande onda de solidariedade. Conversam, cozinham juntos, trocam receitas, ajudam-se mutuamente, divertem-se...
Mas como hoje em dia, esse convívio tem tendência a diminuir, devido ao ritmo de vida que as pessoas levam, ainda bem que existe um dia para o lembrar.

Vizinhos, vamos lá celebrar!



segunda-feira, 26 de maio de 2014

Manter a motivação no trabalho

Um dos maiores desafios que a maioria dos trabalhadores enfrenta no dia seu dia-dia é o de manter a motivação em alta durante o trabalho. A maioria das pessoas vive naquela correria maluca, correndo de um lado para o outro, tentando realizar tarefas que nunca têm fim, sem saber exatamente o que fazer para manter a motivação.

Motivação é essencial, não só no trabalho, mas também na sua vida. Sem ela, nada acontece.

Eis três dicas para que possa recuperar ou manter a motivação no trabalho:

1. Aprenda a gostar daquilo que faz.
2. Mantenha a sua energia em alta. Para isso, deve ter um boa noite de sono (não menos de seis horas), comer alimentos leves, principalmente ao almoço.
3. Termine qualquer coisa todos os dias.Crie uma estratégia para não ser interrompido até terminar.

Tenha uma ótima semana!!

domingo, 25 de maio de 2014

Caminhada em grupo

A caminhada é, sem dúvida, um exercício excelente.

Se for em grupo ainda tem mais vantagens:

1. Faz com que seja mais agradável e divertido;
2. Faz com que seja mais seguro, porque evita  que enfrente sozinho/a qualquer problema que surja;
3. Fomenta a continuidade e regularidade da caminhada porque uns influenciam os outros;
4. Permite-lhe que vá falando de assuntos triviais e se afaste do stress a que está sujeito/a no dia-a-dia;
5. Incentiva-o/a a rir, dando-lhe uma dose extra de saúde. Rir faz muito bem!;
6. Permite-lhe conhecer pessoas novas, fazer amizades e alargar os seus conhecimentos sobre as pessoas;
7. Permite-lhe trocar informação sobre novos percursos;
8. Transforma a equipa num autêntico fórum onde se poderão abordar assuntos da mais variada espécie;
9. Permite-lhe ser uma pessoa mais solidária, mais compreensiva, mais humana.
10. É, portanto, ainda mais saudável.

É só vantagens!!!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Poupar hoje para ter amanhã

Como diz o provérbio, devemos poupar hoje para termos amanhã.
E como fazer? 


  1. Evite as compras por impulso. Pense duas vezes antes de comprar.
  2. No dia em que recebe o seu vencimento, retire logo uma parte para poupança. Pode colocar noutra conta, num mealheiro. O que interessa é que ele não fique disponível para gastar.
  3. Não ceda a todos os pedidos dos seus filhos. Explique-lhes que a vida não está fácil e que talvez seja melhor esperar algum tempo até poder comprar esse objeto que ele pede.
  4. Não vá às compras sem uma lista.
  5. Tome banhos rápidos. Nada de estar horas com o chuveiro a correr.
  6. Se usa cremes, perfumes, maquilhagem, não compre nada de novo enquanto ainda tiver em casa. Se comprar, é meio caminho andado para já não usar o antigo e desperdiçar.
  7. Aproveite lençóis usados para fazer panos de limpeza.
  8. Use os sacos do supermercado para forrar o balde do lixo.
  9. Cozinhe. Se não tem muito jeito para a cozinha, aprenda a cozinhar. Vai ver que a diferença nas despesas é enorme. 
  10. Evite comprar água, iogurtes, bolachas, fruta nos bares, cafés, prontos-a-comer. Se levar de casa, poupará imenso. Só para ter uma ideia:uma garrafa de água de 0,5 l no supermercado custa 10 cêntimos, no bar custará cerca de 50 cêntimos, por vezes mais; um iogurte duplo com cereais custa no supermercado 80 cêntimos, no bar custa 1,20.
Já pensou bem? No poupar é que está o ganho!


terça-feira, 20 de maio de 2014

10 dicas para manter a saúde mental

Stress e má alimentação são algumas coisas que devem ser evitadas para garantir a saúde do seu cérebro.
Para manter a sua saúde mental em ordem, eis 10 dicas que devem ser seguidas com algum empenho:

  1. Tenha uma alimentação saudável, rica em fibras, com um mínimo de carne e peixe, sem gorduras, sem frituras, com pouco sal, pouco açúcar e pouco ou nenhum álcool;
  2. Estude. Não se isole do mundo e estude, leia, discute assuntos sobre o dia-a-dia, organize o seu dia e fale com outras pessoas;
  3. Seja solidário/a. ajude familiares ou amigos que estejam necessitados. Pratique o bem;
  4. Seja otimista. Procure ser uma pessoa positiva e sorria sempre mesmo que não tenha muitos motivos ou esteja a atravessar uma fase difícil. Rir ameniza a dor.
  5. Exercite-se. praticar atividade física regularmente é excelente para a saúde mental. Terá mais disposição e concentração para realizar os compromissos do dia-a-dia;
  6. Fuja do stress.Organize sistematicamente as tarefas que deve realizar ao longo de cada dia. Desta forma, evitará ficar ansioso/a para realizar todas as tarefas ao mesmo tempo. Reserve uma hora por dia para fazer algo que goste muito, onde poderá carregar baterias;
  7. Evite as drogas. Não fume e não beba em excesso. Estas práticas contribuem para a perda da memória, da concentração e até do raciocínio;
  8. Cuide do seu coração. Faça exames com regularidade e cuide da sua saúde em geral;
  9. Tenha um médico de confiança;
  10. Tenha atitudes para ser feliz: divirta-se todos os dias, em família, mesmo sem sair de casa, agradeça por estar vivo/a, por ter um trabalho e pela vida que tem, mesmo que seja muito humilde. Viva o hoje como se não houvesse amanhã. Ame muito.
CUIDE DE SI!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

40 anos do cubo mágico


Foi precisamente há 40 anos que surgiu o cubo de Rubik, que ficou conhecido pelo "cubo mágico". Inventado pelo húngaro Emô Rubik, em 1974, este quebra-cabeças tridimensional faz ainda hoje a delícia de muitas pessoas, crianças e adultos.

Quem se lembra deste brinquedo?

domingo, 18 de maio de 2014

Entre a praia e o campo







Adoro ambos os espaços e se conseguir usufruir dos dois no mesmo dia ainda melhor.


Foi o que aconteceu neste sábado.

Uma tarde de praia com a Inês, a filhota mais nova, e uma passagem pelo campo.


Um dia perfeito. Tão perfeito que até dormi melhor. 

O ar livre dá saúde, dá alegria, dá serenidade.

O passeio serviu de certa forma para minimizar as saudades de quem está longe. E resultou!

sábado, 17 de maio de 2014

Bem viver

O que eu entendo por "bem viver".
Para mim, "bem viver" significa:

  • Desenvolver a paz interior;
  • Trabalhar a motivação para fazer coisas que nos dão prazer;
  • Aprender a lidar com as pessoas, de forma a viver em harmonia;
  • Não viver em stress;
  • Não viver a correr;
  • Dar amor sem esperar nada em troca;
  • Praticar o bem;
  • Ter pensamento positivo;
  • Aproveitar as oportunidades que a vida nos dá;
  • Não ter inveja de ninguém e agradecer pelo pouco que se tem;
  • Viver cada momento com paixão.

Palavras-chave para o meu bem-viver: Paz interior, motivação, prazer, harmonia, amor, pensamento positivo, oportunidades, agradecer, paixão.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.
A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:

  1. A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevos na base da educação infantil;
  2. Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  3. Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades desta;
  4. Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fazer o Bem

Fazer o bem aos outros é uma excelente forma de se sentir bem.

Quando nós praticamos o bem, deixamos a outra pessoa feliz e isso contagia-nos de tal forma que nos faz sentir ainda melhor.

Se não acredita, experimente passar um dia a fazer o bem aos outros. Faça os favores que lhe pedirem, deixe passar o outro na fila, dê o lugar a outra pessoa no autocarro, ajude alguém a subir para o autocarro ou a passar na passadeira, ofereça um presente simbólico para outra pessoa. Faça isso apenas como experiência um dia e depois faça um balanço do seu estado. Positivo, não? Pois funciona como reflexo da sua atitude. 

Com isto, quero também dizer que, se fizer o mal, terá o retorno... sentir-se-á mal com toda a certeza.


Calça branca - tendência verão 2014

A calça branca proporciona imediatamente um look sofisticado. Além disso, podemos usar e abusar de outras cores  lisas ou estampadas para alegrar o visual.
E o look totalmente branco? Muitas pessoas têm medo de sair à rua vestidas de branco, com receio de se confundirem com um profissional de saúde. Se usarmos uma terceira peça de cor, tudo se altera. Casaco, carteira, lenço, sapatos, por exemplo.

Estar vestida de branco é sinal de que a paz interior reina em nós. Normalmente, quando não estamos bem, temos tendência a vestir roupa preta ou muito escura.

Esta é a minha opinião. E a sua, qual é?

terça-feira, 13 de maio de 2014

Caminhada

A caminhada é um exercício aeróbico simples, barato, prático, pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente do sexo e da idade, e faz um bem tremendo ao corpo e à mente.
São inúmeros os benefícios da caminhada:

  1. Melhora a circulação do sangue
  2. Melhora o humor das pessoas
  3. Diminui a sonolência durante o dia
  4. Retarda o envelhecimento
  5. Fortalece os músculos
  6. Aumenta a sensação de bem-estar
  7. Melhora a auto-estima 
  8. Afasta a depressão
  9. Ajuda a perder peso
  10. Aumenta a resistência física 
  11. Etc.
VAMOS CAMINHAR?

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Acordai!

Chegou mais uma semana. Vamos recebê-la de braços abertos!

Comece o dia com um pequeno-almoço saudável, ao som de uma música alegre.
Vista uma roupa confortável.

Não saia de casa sem arrumar o seu quarto.
Programe as suas refeições da semana.

Cumpra as suas obrigações com prazer, em casa e no trabalho. 

Encare as dificuldades com um sorriso. Veja em cada obstáculo,  um desafio.

Procure não misturar os assuntos. O que é do trabalho fica dentro do escritório, o que é pessoal, fica em casa.

Não se esqueça de reservar um tempo para si todos os dias. E não, não se ponha em último lugar. Você é importante de mais para ficar para o fim.

Boa semana!





Ementa da semana

Mais uma semana, mais uma ementa.

SEGUNDA-FEIRA
Almoço: Sopa de legumes + massa com especiarias + salada mista + fruta
Jantar: Sopa de legumes + bacalhau com grão + salada mista + fruta

TERÇA-FEIRA
Almoço: Sopa de legumes + arroz de ervilhas + 1 bife de frango grelhado + salada mista + fruta
Jantar: Sopa de legumes + peixe grelhado com batata cozida e legumes + fruta

QUARTA-FEIRA
Almoço: Sopa de legumes + bife de peru grelhado com arroz de cenoura + salada mista+ fruta
Jantar: Sopa de legumes + salada russa com atum + fruta

QUINTA-FEIRA
Almoço: Sopa de legumes + esparguete com especiarias + salada + fruta
Jantar: Sopa de legumes + hambúrguer grelhado com arroz de tomate + salada + fruta

SEXTA-FEIRA
Almoço: Sopa de legumes + bróculos com massa + fruta
Jantar: Sopa de legumes + legumes salteados + feijão vermelho + fruta

domingo, 11 de maio de 2014

Bom domingo!

Este dia é especial. É o dia para recarregar as energias. 

Aguarda-nos uma semana intensa de trabalho, por isso temos de estar em forma, física e mental.

Com sol ou sem sol, um passeio ao ar livre é fundamental.

Um almoço em família não pode falhar.

Ambiente calmo e ao mesmo tempo alegre é o que se pretende.

O amor não pode faltar em cada gesto, em cada palavra. Sem amor, não pode haver felicidade.

A todos quanto me seguem, quero desejar um domingo cheio de alegria, de paz e de amor.


sábado, 10 de maio de 2014

A importância da rotina doméstica

Há quem deteste a rotina, sobretudo a rotina doméstica. Mas, na minha opinião, é muito importante ter uma casa limpa e arrumada. Se é difícil? Claro que sim, principalmente porque existem várias pessoas a morar na mesma casa.

Se tivermos uma rotina organizada torna-se muito mais fácil. Existem tarefas que não precisamos de fazer todos os dias, como por exemplo trocar os lençóis da cama, pôr a máquina da roupa a lavar, fazer as compras do supermercado, etc.. Existem outras tarefas que são diárias, e mais, umas são para fazer de manhã e outras à noite. Parece-vos complicado? Não, não é. 

Hoje, como é sábado, as tarefas são mais que muitas.Foi o dia que escolhi para fazer uma limpeza mais aprofundada da casa. Mas, amanhã, é dia de descanso. É essa a vantagem de ter uma rotina organizada. Tenho sempre tempo para mim.

Desejo-vos um excelente fim-de-semana.


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sexta-feira!

Há muito que não escrevia sobre a sexta-feira, o dia mais esperado pela maioria das pessoas. E eu incluída, claro. Adoro as sextas-feiras!
Este é o dia em que procuro sair mais cedo do trabalho e, portanto, também é o dia em que me esforço ainda mais para resolver todos os assuntos pendentes, de  forma a deixar o gabinete organizado e as minhas ideias também.
A todos quantos me seguem, quero desejar uma excelente sexta-feira e que o fim-de-semana que está a chegar seja repleto de coisas boas. 

Mas não se esqueça que isso depende de si, apenas de si!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Horticultura como terapia

«Não há melhor forma para preservar a saúde do que passar o tempo livre no jardim», Leonard Maeger, 1969

Não fui eu que disse, mas concordo inteiramente com esta afirmação.


Sobretudo os problemas da saúde mental mais frequentes, tais como a ansiedade, mal-estar psicológico ou stress continuado, depressão, dependência de álcool e outras drogas, perturbações psicóticas, deficiência intelectual e demência, podem ser curados através do contacto com a terra.

Preparar a terra, semear, cuidar e ver crescer as plantas, são gestos que dão imenso prazer às pessoas, para além de as responsabilizar por algo.

Por outro lado, trabalhar na terra é, normalmente um trabalho ao ar livre, o que dá uma sensação de liberdade, extremamente importante para quem trabalha todo o dia fechado num gabinete. Além disso, o facto de não estar preso a um horário de entrada e de saída, faz com que qualquer sensação de stress ou ansiedade desapareça em pouco tempo.

Por todas estas razões, penso que todas as pessoas deviam ter um pequeno terreno onde pudessem cultivar uma pequena horta. Para bem da sua saúde, quer física quer mental.



segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sentido da vida

O sentido da vida é estar vivo. 
Parece tão óbvio, tão simples, não é? 

Mesmo assim, há pessoas que não param de correr em pânico, como se fosse necessário conseguir alguma coisa além de si próprio.

Poucas são as pessoas que param para pensar  sobre o sentido da vida. 

Nessa correria para chegar mais além e mais acima, chegadas ao topo descobrem que afinal não há nada lá. 
Olham para trás e descobrem que, afinal, foram vazios os anos que passaram a correr em busca da fama e do sucesso. 
Descobrem que não foram felizes e que, agora no topo, também não o são e estão sozinhos. 
Descobrem que não viveram o suficiente e que agora é tarde.
O sentido da vida é o aqui e o agora. É estar vivo, é viver em família, é saborear uma boa refeição em boa companhia, é viver um amor intensamente, é apreciar a natureza, é fazer bem ao próximo, é estar em paz consigo mesmo e com os outros, é trabalhar afincadamente sem descurar a saúde mental e física, é no fundo, saber viver.

Boa semana!

sábado, 3 de maio de 2014

Desligar o botão é preciso

É curioso como de vez em quando sinto uma vontade enorme de desligar o botão, sobretudo quando estou em casa. Não me refiro ao desligar do botão da família. Nunca! Esse tem de estar 24h ligado. Refiro-me ao botão do trabalho.
Já o tinha referido mais do que uma vez mas aqui foi quando o exprimi de forma mais sentida.
Por vezes caio na tentação de, mesmo durante o fim-de-semana, manter esse botão em posição intermitente, mas cheguei à conclusão de que isso pode ser uma grande asneira e só nos prejudica.
O fim-de-semana existe para nós descansarmos, para fazermos as coisas que mais nos dão prazer. Por que razão havemos nós de desperdiçar essa oportunidade?
Está um sol fantástico, a família está em casa, vamos aproveitar esse bom ambiente e carregar as baterias para a semana de trabalho que se segue.
Desejo a todos os meus leitores e a todas as minhas leitoras um excelente fim-de-semana.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Viver (com) paixão: maio

Chegámos ao mês de maio e eis a frase escolhida pelos Missionários da Boa Nova para o calendário deste mês:

«O homem que não conhece a dor, não conhece a ternura da humanidade», Rousseau.