sábado, 30 de julho de 2016

Ementa da semana - de 1 a 5 de agosto de 2016



Para facilitar a organização da semana, nada melhor do que já ter as refeições previstas e com todos os ingredientes disponíveis em casa para evitar ir comer fora ou comprar refeições no take away.
Portanto, e porque nestes últimos dias antes de férias, a minha vida anda a mil, vamos lá pensar na alimentação sem descurar a saúde. Assim, esta semana a ementa tem mais proteínas, menos hidratos, mais fruta, menos doces...

SEGUNDA-FEIRA:
Almoço: Creme de legumes; Mimos de pescada com legumes salteados; Fruta fresca.
Jantar: Creme de legumes; Febras grelhadas e salada mista; Fruta.

TERÇA-FEIRA:
Almoço: Creme de cenoura; Feijão frade com bacalhau; Fruta.
Jantar: Creme de legumes; Frango assado com legumes cozidos; Fruta.

QUARTA-FEIRA:
Almoço: Sopa de feijão verde; Perca grelhada com salada mista e batatas novas; Fruta.
Jantar: Creme de legumes;  Febras grelhadas com arroz de pimentos; salada mista; fruta.

QUINTA-FEIRA:
Almoço: Creme de grão com espinafres; Lombos de pescada com salada russa; Fruta.
Jantar: Creme de grão com espinafres; Crocantes de frango com arroz de cenoura; Fruta.

SEXTA-FEIRA:
Almoço: Creme de legumes; Robalo grelhado com salada mista; Fruta.
Jantar:  Pizza; Gelado.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pilates - o balanço

Já frequentei alguns ginásios, há vários anos. Quase sempre por iniciativa própria. Uma vezes ia sozinha (quando era solteira) outras vezes, já casada, ia acompanhada pelo marido e pelas filhas.
Imagem da Internet
Fazia vários tipos de aulas e, no início, até gostava, mas depressa me cansava e acabava por desistir.
Durante vários anos optei apenas pelas caminhadas. Até há dois meses atrás.
Um problema no ombro, muitas dores e algumas limitações de mobilidade obrigaram-me a procurar um ortopedista que, depois de me prescrever a medicação, me aconselhou a praticar Pilates, pelo menos duas vezes por semana,
Sinceramente já tinha ouvido falar muito bem deste tipo de aula, mas nunca tinha experimentado.
Procurei um ginásio e inscrevi-me e, desde então, nunca faltei a uma aula. 
A primeira aula foi um pouco estranha, não só pelos exercícios, como pela própria linguagem do Pilates, mas a sensação no final da aula foi fantástica.
Entre as inúmeras vantagens, posso destacar algumas:
  • Aumenta a flexibilidade (ao fim de quase dois meses, sinto isso mesmo);
  • Contribui para uma melhor postura (no dia-a-dia, já consigo ter uma postura da coluna diferente);
  • Alivia o stress (sem dúvida, no fim de cada aula, todo o stress do dia se foi);
  • É um vício saudável (faça frio faça calor, eu não falto, mesmo que tenha de ir a pé até ao ginásio);
  • Ao fim de semana, como não faço aula, o corpo já começa a sentir a falta e à segunda-feira à noite (dia de aula) fico ótima!
  • Há quem diga que emagrece (sim, é natural que ajude a emagrecer se a pessoa fizer uma alimentação cuidada também). Pessoalmente tenho mantido o peso, no entanto sinto o corpo mais tonificado e muito mais leve.
Em resumo, fazer aula de Pilates foi uma das melhores coisas que fiz nos últimos tempos.
Sinto que estou a melhorar a cada dia, sobretudo na postura corporal, mas não só.
Mudar de postura é realmente mudar de atitude, no âmbito físico, mental e espiritual.

Imagem da Internet
Imagem da Internet

domingo, 17 de julho de 2016

Estou de volta!

Quem me costuma visitar aqui no blogue, deve ter notado a minha ausência no último mês.
Não, ainda não fui de férias e não, também não estive doente. 
A minha ausência desta vez foi mesmo causada por falta de tempo e um pouco de falta de organização também (ninguém é perfeito!). 
Como se costuma dizer "Quem muitos burros toca, algum fica para trás". Assim fui eu.
No último mês as coisas cá por casa complicaram-se um pouco, com algumas obras pelo meio, preparação de viagens, trabalhos manuais com tempo limitado (bébé a caminho!), trabalhos em casa cada vez mais difíceis e forçados.
A acrescentar a tudo isso, e por recomendação do médico, inscrevi-me nas aulas de Pilates, como terapia para melhorar a postura e, sobretudo para tratar um problema que tive no início do ano. Uma tendinite no ombro que me obrigou a alguns cuidados e tratamentos.
As aulas de Pilates tiveram início em junho e têm sido fantásticas mas, sobre isso, falarei mais adiante.
Isto tudo para justificar a minha ausência de quase um mês e para tranquilizar os meus leitores mais assíduos.