sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Organização de calçado

Já vai longe o tempo em que as pessoas tinham um par de sapatos para o dia a dia e um par de sapatos para as festas. Algumas tinham uma botas também e, eventualmente, umas pantufas ou chinelos de quarto.
Muito longe vai esse tempo, sem dúvida.
Hoje, a maioria das pessoas tem vários pares de sapatos, alguns pares de botas, muitas pantufas, muitos chinelos, porque, enfim, até nem foram caros, e .... são tão giros, não consegui resistir!
Consequências de tudo isso: muito dinheiro gasto, falta de espaço para guardar tanto calçado que, por isso mesmo, por vezes se esconde, de tal forma que nos esquecemos dele. Na primeira oportunidade, aí vamos nós comprar mais um par de botas numa loja nova, com promoções fantásticas. Lá ficamos nós com mais umas botas para guardar. 
Hoje vou propor-vos um exercício que pode parecer ridículo mas, acreditem, vai fazer-vos pensar duas vezes antes de voltarem a comprarem.
Experimentem colocar todo o calçado de que dispõem no mesmo espaço. Todo o calçado mesmo! Sapatos, botas, sapatilhas, chinelos de quarto, chinelos de verão, vosso e das pessoas que vivem consigo (marido, filhos, etc.). Muito, não é? 
Agora verifique o seguinte: Todo esse calçado está em condições de ser usado? Não? Então deite fora, sem pensar duas vezes. 
Se estiver todo em bom estado, faça o seguinte: Acha que ainda o vai usar ou já não gosta daquelas botas ou mesmo das chinelas que se usaram mas não fazem bem o seu género? Se não vai usar, então meta esse calçado e dê a uma instituição. Programe levar esse saco no início da semana.
O que fazer com o restante calçado? 
Separe calçado de verão e calçado de inverno.
Escolha colocar o calçado apenas num espaço. Não é preciso muito espaço para guardar todo o calçado. Use, por exemplo, o canto de uma lavandaria, do chão até ao teto para fazer uma sapateira. Mas não deixe o calçado escondido. Ele tem que estar visível, acessível.
Nada de ter sapatos no quarto, na casa de banho, no hall, à entrada da porta. Concentre-o todo no mesmo local. Vai ver que tem uma sapataria em sua casa sem se ter apercebido. Ainda tem vontade de comprar mais??? Use o que tem, um num dia, outro no outro. Varie... afinal tem tanto calçado!
Deixo-vos algumas imagens como inspiração:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...