quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Roupa sempre impecável

Para ter a roupa bonita por muito tempo, leia sempre as etiquetas. Tenha em conta que o tratamento da roupa exige certos cuidados na lavagem, ao engomar e na sua conservação. Tome nota de alguns.

Cuide da sua roupa

A roupa é como nós, precisa de ser tratada com o máximo de carinho e com muitos cuidados. Tratar da roupa regularmente e de uma forma correta é importante para a sua maior durabilidade e para o seu bom estado de conservação.
Conheça melhor as características de cada tecido, os símbolos da limpeza, o tratamento e manutenção do vestuário, para que a sua roupa fique bonita por muito mais tempo.  Os tecidos variam, o que implica que cada um exige um cuidado especial. As etiquetas existem para nos ajudar a dar o tratamento correto que a roupa necessita. Há tecidos que são muito frágeis e por isso precisam de cuidados redobrados, como o tempo de exposição ao sol, a temperatura do ferro de engomar ou o programa de lavagem da máquina mais apropriado.

Roupa sempre impecável

Lavar a roupa deve ser uma tarefa prática e económica. Para obter os melhores resultados na lavagem, separe em primeiro lugar as roupas coloridas das brancas e as muito sujas das menos sujas e coloque a dosagem certa de detergente. Tenha especial atenção à exposição solar. As peças de roupa não podem ser deixadas mais de duas horas ao sol e quando lavadas à mão, também não convém ficarem muito tempo de molho. O contacto prolongado com a água altera a cor e o tecido.
Há pequenos pormenores que fazem a diferença: o toque suave da roupa, o cheirinho a fresco e a sensação de conforto quando nos vestimos. O amaciador na roupa dá esse toque especial. 

Engomar e arrumar

Depois da roupa estar limpa e seca, temos de a engomar, tarefa que também exige alguns cuidados. Em primeiro lugar e de acordo com a etiquetas, agrupe as peças a serem passadas a uma temperatura mais baixa. Faça o mesmo para as da temperatura média e alta. Comece por passar as roupas que exigem uma temperatura menor e vá regulando o ferro gradualmente até às mais altas. De preferência engome a roupa ainda húmida. Há peças que devido à cor ou características do tecido necessitam de ser passadas do avesso. Para facilitar o seu trabalho, use um líquido para o ferro de engomar que torna a passagem da roupa mais agradável e deixa uma frescura duradoura, além de proteger o ferro da retenção de calcário.
Os cuidados a ter com a roupa não se resumem ao ato de lavar ou passar a ferro. Antes de guardar, retire qualquer embalagem de plástico que as envolva, para evitar o aparecimento de fungos que prejudicam as cores e as fibras. Para combater a humidade coloque, por exemplo, paus de giz no armário ou gavetas. Evite também que as roupas entrem em contacto com desodorizantes ou perfumes, uma vez que as substâncias que os compõem podem manchar e prejudicar o tecido. Guarde sempre as suas roupas limpas para que se conservem por muito mais tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...