quinta-feira, 17 de maio de 2012

Saber dizer "não" sem magoar ninguém

Muitas vezes, alguém precisa de ouvir um "não" da nossa parte. Tudo nesta vida tem um limite. E nós precisamos de dizer "não" para alguns caprichos nossos. Se está sobrecarregada e cheia de prioridades indispensáveis, tem de saber dizer não, por mais que isso lhe doa. Nessa hora, é preciso serenidade, sabedoria e argumentos sólidos para fundamentarem a sua negação. Eu sei que é difícil dizer "não", mas você precisa de impor limites a si mesma e aos outros.
Mas enfim, digamos que por vezes há mesmo necessidade de terminar um trabalho nesse dia e precisa de levar trabalho para casa. Ok, então leve. Por vezes, é mesmo necessário. 
A única coisa que não deve acontecer é pensar em trabalho o tempo inteiro e esquecer de si mesma e das pessoas que ama.
Todo o ser humano precisa de um momento de descanso, de estar com a família, com os amigos, etc. Qualquer pessoa que se prive desses momentos por causa do trabalho, um dia acaba doente, infeliz, deprimida, e quando dá conta é tarde de mais.




3 comentários:

  1. Olá Manuela, tenho seguido o seu blog, mas é a primeira vez que comento...
    Tou numa fase em que realmente penso em dizer Não a tanta coisa, pois a minha vida, não está a correr como gostaria, principalmente porque me encontro desempregada. Reflicto sobre tanta coisa,mas há aquele não que tá dificil de sair, e magoar, pois eu mesma sinto que esse não qd for dito, irá magoar... Mas eu é que tou a sentir que não estou bem a todos os niveis.
    Felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sónia
      Fiquei bastante sensibilizada com o seu comentário.
      Pressenti nas suas palavras que a sua vida não tem sido um mar de rosas, mas também dei conta que não é uma mulher sem ambições. Precisa apenas de um empurrãozinho para dar a volta por cima. Gostaria, pois, de dar-lhe um conselho: não espere que esse empurrão parta de outra pessoa. Não se faça dependente de ninguém. Pense mais em si, acredite em si. Analise bem os motivos que a fazem andar mal. Diga "não" ao passado, ao sofrimento, pense no futuro, invista em si, cuide de si, faça com que se sinta bem consigo mesma. Talvez precise de dizer "não" a algumas coisas ou a alguém: Mas não se esqueça de uma coisa:para não magoar ninguém tem de argumentar bem, explicar as razões para essa negação...
      Boa sorte na vida e obrigada por me visitar.

      Eliminar
    2. Querida Manuela

      Quero agradecer-lhe desde já o comentário que fez, em resposta ao meu primeiro comentário. Sim a minha vida não tem sido um mar de rosas, principalmente depois que fiquei desempregada. Tem sido complicado, eu tenho objectivos, e sou uma pessoa lutadora e sou optimista tb,mas todos nós temos fases menos boas. E eu tou a passar por uma dessas fases.Obrigada pela Força :)

      Eliminar

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...