quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Diet e light - veja as diferenças no Rótulo dos Produtos


O rótulo nutricional dos produtos alimentícios deve apresentar informações como: nome do produto, lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade, conteúdo líquido (em gramas ou mililitros), medida caseira equivalente a porção, lote e prazo de validade, identificação da origem do produto, valor calórico, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, colesterol, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.
  • Light - São aqueles com redução de, no mínimo, 30% de caloria ou de algum outro nutriente, como o sódio por exemplo.

  • Diet - São aqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original, que pode ser açúcar, gordura, sódio, proteínas  ou algum outro ingrediente. Não significa necessariamente que tenha menos calorias. Por isso, há muitos doces dietéticos que são ricos em gordura.

E fique a saber uma coisa: nem tudo o que é diet é light e nem tudo o que é light é diet.


Se o seu objetivo é perder peso, então  leia com atenção os rótulos dos alimentos e compare a quantidade de calorias dos produtos lights e diets com os convencionais. Não pense que pode comer o dobro do habitual por ser um alimento diet ou light!!!


Quem não repara no rótulo daquilo que põe no carrinho, corre o risco de ver o ponteiro da balança subir. Quem espantar a preguiça e der uma olhada nos rótulos dos alimentos com mais atenção pode ajudar a afastar males cardiovasculares, obesidade e outras doenças. Mas não basta ler, é preciso entender o que está ali impresso no rótulo para assim fazer a melhor escolha.


Da próxima vez que for às compras, não se esqueça: leia bem o rótulo e compare. Prefira os que têm menos calorias, menos gorduras e menos açúcares. Não se vai arrepender.

2 comentários:

  1. Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you helped me.

    my homepage top 10 products

    ResponderEliminar
  2. I was able to find good information from
    your content.

    my page: special compilation

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...