quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Obesidade

Hoje vou falar-vos de uma doença, que tem vindo a aumentar em Portugal e, infelizmente, a surgir cada vez mais cedo: Obesidade.

Esta é uma doença crónica, causada por uma série de fatores e representa um problema caracterizado por uma excessiva acumulação de gordura nos tecidos. Trata-se de um distúrbio que além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde, e quando não corrigido, danifica o coração e as artérias, o fígado e as articulações e o sistema endócrino.
Uma pessoa pode ser definida obesa quando o seu peso corpóreo supera a 20% do seu peso ideal.
A estabilidade do peso corpóreo nos indivíduos normais é garantida pelo equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas com a dieta e a quantidade de calorias queimadas pelo organismo. Quando essa combinação se desequilibra e a quantidade de calorias ingeridas supera as calorias eliminadas, as calorias em excesso ficam acumuladas no tecido adiposo sob forma de gordura.
O stress pode elevar a pressão arterial. Por isso, procure enfrentar os problemas com tranquilidade, não se irrite à toa, a diversão é muito importante, O obeso deve reservar um tempo para fazer o que gosta, ficar com os amigos,  diversificar suas atividades físicas, de forma a cuidar da saúde física e mental.
Atividades físicas
A atividade física fortalece o organismo e juda a evitar várias doenças futuras. Praticando exercício físico regularmente vai garantir uma boa saúde e um corpo saudável.Uma boa dica é começar com uma atividade que dê prazer, andar, pedalar, nadar, dançar, futebol, basquete etc.
Alimentos
Quem tem tendência a engordar deve:
- Reeducar seus hábitos alimentares e fazer as refeições a horas certas. Quanto mais vazio o estômago estiver mais vontade de comer guloseimas a pessoa vai ter. 
- Comer mais frutas, verduras e legumes, eles são ricos em vitaminas e minerais, contribuindo para o bom funcionamento do corpo. 
- Deve saborear mais os alimentos, comendo devagar e mastigando bem. Procure comer sempre as quantidades necessárias, evitando numa refeição comer muito pouco e noutra comer em demasia.  Uma alimentação desequilibrada altera e muito o metabolismo. 
- Rebuçados, doces, bolachas recheadas são as chamadas "calorias vazias", não tem valor nutritivo e engordam. 
- Beber pelo menos 8 a 10 copos de água por dia. Além de hidratar o corpo, contribui para uma pele e cabelos mais saudáveis e bonitos. 
- Praticar exercício físico -  diminui a ansiedade de se alimentar constantemente.
- Evitar bebidas alcoólicas.
Reeducação alimentar
Preste atenção aos diferentes sinais que o seu corpo emite, como sinal de fome, de gula, sede, sono, cansaço, alegria, tristeza, etc. Tem que aprender a conhecer-se e comer para alimentar apenas o seu corpo. Não se inspire nos  outros, cada pessoa é única na forma de ser e de se alimentar também.  Você é dono de si próprio, comprometido com seus objetivos e não com os dos outros. Você não está de dieta, está a aprender a alimentar-se de forma correta, saudável, inteligente, prazerosa, ingerindo quantidades necessárias para o funcionamento do organismo, e não deixando de comer determinados alimentos. Uma reeducação alimentar é:  alimentar-se de forma consciente, equilibrada, em quantidades moderadas para vida inteira.
Se tem peso a mais, foque-se na sua saúde e repense os seus hábitos alimentares.
Bons hábitos alimentares = Mais Saúde 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...