Todos sabemos que perder peso é uma espécie de jogo. Se ingerirmos menos calorias do que as que gastamos vamos perder peso. Em parte isso é verdade, mas então porque é que existem pessoas que, apesar de comerem pouco, nunca vão conseguir perder peso e algumas até aumentam de peso?
Há uma grande explicação para tudo isso.
Grande parte das pessoas que já fizeram ou fazem regimes para perder peso, seguiram um destes dois princípios:
1- Fecham a boca e deixam de comer (o que faz falta e o que não faz falta)
2- Garantem que o que comem não é absorvido pelo corpo.
Inicialmente estas pessoas até perdem peso, mas prejudicam a sua saúde, e muito ! Vão perder massa magra e depois ficam nervosos, ansiosos.. com aspeto pouco atraente, pouco saudável. Ou seja, perderam mais massa magra que gordura.
Ao perderem massa magra, o seu metabolismo fica mais lento e queima muito menos calorias do que queimava antes. Essas pessoas agora têm de comer menos do que comiam apenas para manter o peso. Este tipo de pessoas entra num ciclo vicioso.
Como pode evitar isso? Garantindo que a sua dieta é equilibrada. E para isso deverá ingerir alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos. Já escrevi um post sobre este assunto.
E não se esqueça:
Para emagrecer deve comer bem, não deve comer muito nem deve deixar de comer.
Um pouco mais de mim, do meu estilo de vida, da minha forma de ser e estar na vida. Um prolongamento do meu interior. Com alguma formação na área da Nutrição e Dietética, pretendo ajudar as pessoas a alimentarem-se melhor e a perder algum peso em excesso de forma saudável, sem passar fome e sem medicamentos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Publicação em destaque
-
Até há bem pouco tempo também eu achava que para andar bem o resto do dia tinha de dormir, pelo menos, oito horas seguidas. Isto é o que...
-
São inúmeras as vantagens de viver no campo: Chegar a casa, depois de um longo dia de trabalho, trocar de roupa e de calçado, e dar um pas...
-
É uma bênção ser feliz com pouco, pois há pessoas que têm tudo e ainda assim, sentem-se insatisfeitas, infelizes. Quando conseguimos atingir...
Pois é Manuela, eu fiz uma dieta há 1 ano em que perdi 9 kg, comia pouco tanto em quantidade como em variedade. Além disso tomei uns comprimidos (Biolimão) e chá (Passiflora). Deixei de tomar, comecei logo a engordar, não sei quanto que não me pesei, mas sinto-me mais cheia, estou muito aborrecida. Desculpa se te chateei, foi um desabafo. Venho sempre visitar o teu blogue que é muito interessante embora comente muito pouco. Beijos
ResponderEliminarPopa
Eliminarobrigada pelo teu testemunho. Só vem reforçar tudo aquilo que já tenho dito,também em relação aos medicamentos.
Como tive já oportunidade de dizer, não sou apologista de comprimidos, excepto em situações muito extremas e durante um curto espaço de tempo.
Melhor mesmo é aprender a comer e não esperar perder mais do que 4 kg num mês, 1 kg por semana. Isto é o mais razoável e tem muito mais garantias em não voltar a engordar.
Mais uma vez obrigada, por teres partilhado a tua experiência, e bom feriado!