domingo, 8 de março de 2015

Marcas da idade

Essas sim, são marcas às quais não podemos fugir.
Bem, fugir não podemos mas podemos atenuar, atrasá-las, fazer com que não surjam tão depressa.
Essas são aquelas marcas que a maioria das mulheres nunca gostaria de ter.
São as rugas, as manchas da pele, a flacidez, os cabelos brancos, em alguns casos o aumento do peso, enfim.. uma enormidade de sinais da idade.
Por um lado até é bom, é sinal que temos essa muita idade... à qual muitas pessoas, infelizmente, não chegam...
Mas não falemos de coisas tristes.
Vamos falar, isso sim, de formas de evitar ou atenuar esses sinais da idade, de forma a que a pessoa se sinta bem consigo, com a sua pele, com o seu corpo e com a própria idade.
Deixo alguns conselhos simples, alguns eu já sigo, outros para lá caminho.
Como hoje é o Dia Internacional da Mulher, perdoem-me os homens, mas vou falar mais para ELAS.
Antes de passar aos conselhos, meninas, o importante é que não entendam a idade como algo negativo.
Cada idade tem a sua beleza. Os 15 anos, ah os 15 anos... quem me dera! Mas, e os 20 anos? Ah como foram bons os meus 20 anos! Bem, e os 25  e os 30 anos? Fantásticos. A experiência  de ser Mãe foi das melhores da minha vida. Os 40 anos, sensacionais... acho que atingi a maturidade necessária para encarar os anos seguintes com mais prazer ainda e vivê-los intensamente. Foram precisamente os 40 anos que me fizeram mudar, para melhor, alguns hábitos da minha vida e que fizeram de mim a pessoa que hoje sou, tranquila, organizada e feliz.
Quase a entrar nos 50 anos, só posso agradecer por chegar a esta idade, com saúde, apesar dos cabelos brancos e das rugas que teimam em aparecer.
Isto tudo para vos dizer que, apesar dessas marcas da idade, o mais importante é a nossa aceitação e o nosso interior.
Contudo, se os cabelos brancos e os outros sinais que eu referi, vos causam alguma impressão, existem formas de os "esconder", sempre que possível.
Em relação aos cabelos brancos, o melhor é não deixar que se notem muito e, portanto, de dois em dois meses, deve aplicar uma cor parecida com o seu tom de cabelo natural ou, então, se já costuma pintar o cabelo, convém não deixar a raiz notar-se muito.
Quanto à pele, devemos ter alguns cuidados diários (confesso algum desleixo nessa parte...). A maquilhagem (se costuma usar) deve ser retirada antes de ir dormir; limpeza e hidratação são fundamentais. 
As manchas da pele também costumam aparecer com mais intensidade a partir dos 45 anos. Por isso, para além de usar um creme anti-manchas, devemos ter cuidado com o sol. A exposição solar, mesmo no dia a dia é prejudicial, portanto devemos usar um creme hidratante de dia com SFP entre 10 e 30.
Em relação ao peso, também há que ter muitos cuidados. Sobretudo na menopausa, há uma tendência maior para engordar. Portanto, o conselho é que reduzam a ingestão de doces (tão apreciados pela 3ª idade...), que aumentem o consumo de frutas e verduras, sopinhas sempre, aumentem a ingestão de água e que se mexam. Nada de ficar sentadinhas no sofá a ver televisão ou no computador. Andar depois das refeições faz milagres.
Como vos disse no início, alguns destes conselhos eu já sigo, outros ando a praticar....

FELIZ DIA DA MULHER!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...