sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como conseguir tempo livre

Vivemos hoje numa correria contra o tempo, queixamo-nos da falta de tempo para tudo e para nada, principalmente para nós. Tempo livre é o que não existe, dizemos nós. 
Mas será que não podemos inverter essa situação?
Será que não podemos organizar a nossa vida de modo a conseguirmos ter um tempo livre?
Sim, isso é possível. Basta sermos um pouco mais organizados.

É fundamental que sejamos organizados no nosso dia a dia, em casa e no trabalho.

Quero partilhar convosco algumas dicas que poderão ajudar a obtermos algum tempo livre:
  1. Comece por parar para refletir na sua vida, na sua rotina e no que gostaria de fazer para além disso;
  2. Defina as suas prioridades, dando especial relevo àquilo que gostaria de fazer: ir ao ginásio, ler, ir ao cinema, fazer caminhada, tomar um copo com os amigos, etc.
  3. Em seguida, faça uma calendarização dos seus afazeres, de modo a incluir nessa programação também aquilo que, pessoalmente, gostaria de fazer;
  4. Decida ocupar menos tempo com certas tarefas: por exemplo, em vez de ver o email constantemente, decida vê-lo duas vezes de manhã e duas vezes da parte da tarde; o mesmo esquema para as redes sociais; Aí pode libertar algum tempo para si.
  5. Se for necessário, levante-se mais cedo meia hora para  conseguir fazer determinadas coisas;
  6. Aprenda a dizer "não" quando é preciso;
  7. Dê sempre prioridade ao que é mais importante;
  8. Se não consegue fazer tudo o que tem para fazer, pode sempre pedir ajuda. Por vezes, é mesmo necessário;
  9. As manhãs são mais produtivas, por isso, não deixe para de tarde, assuntos que exigem mais concentração;
  10. O melhor momento para aproveitar o tempo livre talvez seja o final da tarde, entre as 17h e as 19h.


Que lhe parece?
Já pensou no que gostaria de fazer no seu tempo livre? 
Então, mãos à obra! Vamos lá programar isso!!!

2 comentários:

  1. Manuela! Excelente post! Preciso tanto de redefinir as minhas prioridades! Vou seguir as sugestões.
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Rita

      Obrigada pelo teu comentário!
      É bom sentir que alguém liga para os nossos posts.
      Como eu já disse em várias mensagens, eu já fui uma pessoa muito desorganizada, nem tanto nas coisas de casa, mas no tempo, na gestão do meu tempo. Hoje posso dizer que tenho tempo para tudo, pois só faço aquilo que posso e dou sempre prioridade às coisas mais importantes. Tempo livre arranja-se sempre. Por exemplo, passei a levantar-me às 6h30 todos os dias e, assim, tenho tempo de sobra para fazer muita coisa, tarefas rotineiras e não só. Conversar calmamente com a família, enquanto tomamos o pequeno-almoço é apenas um exemplo. Às 8h saímos de casa para o trabalho sem stress e com a vida organizada. Foi uma mudança excelente na minha vida.
      Beijinhos e um bom fim de semana!

      Eliminar

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...