terça-feira, 13 de novembro de 2012

Preparar os filhos para a vida...

Quem tem filhos, principalmente na idade da adolescência, sente muitas vezes dificuldade em encontrar a melhor forma de os educar, de modo a prepará-los para a vida. 
Muitos pais não conseguem deixar de ser superprotetores e, com isso, impedem que eles desenvolvam os meios necessários para se desenrascarem na vida. Continuam a tratá-los como a criança adorada, pequenina, indefesa, que precisa de colo da mamã e do papá.
Se, por um lado, há pais que acompanham o crescimento dos filhos, outros há que acham que os seus filhos vão depender deles toda a vida. 
Se tem filhos, o melhor que tem a fazer é prepará-los para a vida, depositando neles a confiança, dando-lhes auto-estima.
Ajude os seus filhos a crescer. Como? Ensine-os a tomar as decisões certas. Dê-lhes a oportunidade de viver experiências que poderão resultar em lições de vida. 
Dê asas aos seus filhos, mas assegure-se de que eles estão em condições de voar. Para se certificar disso, deve dialogar muito com eles. Ajudar sim, interferir não.

É tão gratificante para nós ver os nossos filhos a "voar" sem medo, confiantes, seguros de si, das suas capacidades!... Quando isso acontece, significa que, como pais, demos-lhe uma boa educação.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...