quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A importância da organização

Queridas amigas,

Ao contrário do que possam pensar, nem sempre fui uma pessoa organizada. Contudo, a vida ensinou-me muitas coisas, e uma delas foi que se formos organizadas em tudo, é muito mais fácil, muito mais simples viver.

A começar pelas coisas da casa:
Na cozinha - já imaginou andar à procura de um utensílio e não o encontrar mesmo depois de abrir todas as portas e gavetas do armário? Sim, é desesperante!
Na sala - o pior que pode acontecer é sofás e mesas cheios de tralha (livros, mantas, brinquedos, canetas, etc...)
No quarto - bem, quando não há organização, aqui o caos ainda é maior: roupa nas cadeiras, armários atulhados de roupa, sem qualquer ordem.
No escritório: as papeladas, quando não são organizadas, nunca mais são encontradas (pelo menos quando são precisas).

Por isso, é muito importante haver organização, em casa e fora dela (no trabalho, na gestão do tempo pessoal, por exemplo)
  • Cada coisa deve ter um lugar próprio. Será sempre mais fácil localizá-la quando é precisa.
  • As roupas devem ser guardadas nos devidos lugares e nunca espalhadas pela casa. Se está suja, vai para o cesto. Se está limpa, guarda-se no armário. O mesmo se aplica ao calçado, que não deve ficar espalhado pela casa.
  • As papeladas devem ser guardadas periódicamente, as contas pagas, e deverão estar arquivadas em dossiers, bem identificados, separados por assuntos.
  • Não deixe louça espalhada pela casa nem a acumule por lavar. Assim que se servir de um copo, guarde-o imediatamente na máquina ou lave e guarde.
  • As refeições também devem ser planeadas com tempo. Normalmente, faço a ementa semanal ao sábado de manhã ou mesmo à sexta-feira à noite. Não imaginam como é bom chegar a casa e saber o que vai ser o jantar.
  • Listas de compras. Nem pensar ir às compras sem a minha preciosa lista. Ajuda-me imenso. Ganho tempo e dinheiro!
Sempre com organização.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...