terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como não engordar no Inverno





Com a chegada do inverno, muitas mulheres e também alguns homens começam a sentir mais necessidade de comer devido ao frio e, por isso, muitas pessoas veem o seu peso aumentar. 
É normal nesta estação fria sentirmos mais apetite, principalmente de alimentos quentes e cremosos. Isto porque o nosso corpo precisa de mais energia para manter a temperatura normal.
Mas cuidado, se não quer engordar, tenha atenção às escolhas que faz. 
Afaste-se dos queijos gordos, do pão quente com manteiga, das bebidas quentes à base de chocolate, dos doces com cremes, das sobremesas à base de leite e natas, das bolachas e chocolates (uma tentação!).
Ao pequeno almoço, prefira o pão com compotas, chás (use e abuse, sem açúcar, claro!), fruta assada ou cozida (com um pouco de mel e/ou canela).
Ao almoço, comece por uma sopa quentinha, de legumes, com pouca batata. Vai sentir-se muito mais saciada. Coma também carne ou peixe, sem molhos e acompanhe com legumes cozidos (pode abusar!).  Termine a refeição com fruta cozida, por exemplo. Se gosta de mousse, experimente fazer uma mousse de pêssego, maçã cozida, mas não acrescente natas. Assim, pode enganar o seu estômago e não se vai aborrecer com a sua balança.
Ao jantar, não caia na tentação de fazer uma refeição muito pesada. Pode ser semelhante ao almoço, mas não se aconselham guloseimas a seguir à refeição principal.
Se gosta do seu chocolate, prefira o negro. É muito mais saudável e engorda menos.   A hora de o comer também é importante, pois não o deve fazer a seguir a uma refeição completa. Prefira comer um cubo de chocolate quando sentir falta de energia. Não coma por vício.
Se sentir fome antes de ir dormir, beba um chá bem quentinho com duas bolachas pouco doces.
Tenha sempre em casa fruta fresca para não cair na tentação de comer o que está mais à mão. Normalmente há uma maior tendência em ir buscar aquilo que não é tão saudável.
Estamos no início do inverno, avizinham-se festas de família, com jantares, almoços, enfim, convívios sempre à volta da mesa. Tenha cuidado. É muito fácil ganhar peso, mas perdê-lo, é muito difícil.


Pense em si e na sua saúde! Viva feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...