
Depois de ler o livro "Arrume a sua casa, arrume a sua vida", de que vos falei aqui, confesso que fiquei impressionada com o método de organização da sua autora.
Apesar de não ser a fã nº 1 do método da Marie Kondo, uma vez que o considero um pouco radical, adotei algumas das suas dicas que considero muito úteis e funcionais.
Organizar as coisas na vertical.
«Há pessoas que guardam tudo em pilhas, quer se trate de livros, papéis ou roupas. Mas isso é um grande desperdício.
Se há coisa em que insisto é arrumar as coisas na vertical.
Guardo na vertical as roupas, que dobro e coloco nas minhas gavetas. Guardo na vertical as meias, que enrolo e guardo numa caixa. Guardo na vertical os artigos de papelaria: as caixas de agrafos, fitas métricas e borrachas. Até guardo o meu portátil na estante como se fosse um livro. Os espaços onde guarda as coisas devem ser suficientes, mas se ainda não chegam, arrume-as na vertical e resolverá o problema.
Guardo as coisas na vertical e evito fazer pilhas por duas razões. Primeiro, se empilhar as coisas, acabo por ter à disposição um espaço sem limites. As coisas podem ser empilhadas umas sobre as outras até ao infinito, o que torna mais difícil perceber o aumento do volume. Pelo contrário, quando arrumamos tudo na vertical, o aumento do número de objetos ocupará todo o espaço. Quando isso acontecer, irá notar: "Ah, estou a começar a acumular demasiadas coisas!"
A outra razão é esta: as pilhas não fazem bem às coisas, as coisas de baixo começam a ficar esmagadas (...) As coisas no fundo da pilha praticamente desaparecem porque nos esquecemos de que existem. Quando empilhamos a nossa roupa, a do fundo é usada cada vez menos (...)
Este excerto do livro Arrume a sua casa, arrume a sua vida chama-nos a atenção para um erro muito comum no que diz respeito à organização da roupa, não só de vestir mas também da casa (cama, wc, cozinha, etc).



Sem comentários:
Enviar um comentário