quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Aproveitar bem o tempo

Há várias formas de aproveitar o tempo. 
Muitas pessoas queixam-se da falta de tempo, outras morrem de tédio, porque não sabem o que hão de fazer ao tempo livre.
Mas, o tempo não é o mesmo para todas as pessoas? 
Sim, é, todas temos 24 horas por dia, é verdade, mas nem todas as aproveitam da mesma maneira. A forma como gerem o tempo em seu proveito é muito diferente e, portanto, a opinião que têm sobre o mesmo também é diferente.
Então, como devemos fazer uma boa gestão do tempo de forma a podermos dizer todos «Hoje o tempo deu para tudo! Estou super feliz com isso!»?
Eis alguns conselhos que vos deixo, que sigo há algum tempo e que, pela minha experiência, são essenciais para alcançarmos a felicidade e o equilíbrio:

1. Ser organizado. Devemos definir prioridades, planificar cada dia e saber dizer "não" a coisas que não sejam importantes;
2. Evitar os "ladrões"do tempo. Adiar tarefas nem sempre é solução. O hábito de adiar coisas, rouba tempo e  produtividade. O perfecionismo também não ajuda muito. Ao procurarmos a perfeição em tudo o que fazemos, estamos muitas vezes a perder tempo.
3. Ser equilibrado e realista. Devemos equilibrar o trabalho com atividades recreativas. Quem é viciado no trabalho não consegue ter tempo para usufruir do bem estar pessoal, porque só vê o benefício para o trabalho. Também devemos dormir bem e o suficiente. Noites mal dormidas refletem-se  na forma de ser e de estar durante o dia e, claro, na produtividade. Por fim, devemos definir objetivos realistas, com os  pés bem assentes na terra. Nada de sonhar alto, nem de acreditar no crédito fácil... isso é um engano.
4. Ser guiado pelos valores certos. Ter bons valores pode nos ajudar a definir melhor as nossas prioridades e a usar melhor o tempo. Se colocarmos o amor em primeiro lugar e reservarmos sempre um tempo para nos dedicarmos a Deus e o conhecermos melhor, teremos mais capacidade de aproveitarmos não só o nosso dia, mas a nossa vida.

Que 2017 seja um ano em cheio, bem aproveitado, bem vivido, produtivo, seja no fundo, um ano de sucesso!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...