segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Manter o foco

Mas, afinal, o que é isso?
Já tenho falado várias vezes sobre o assunto, mas acho que nunca expliquei muito bem o que se entende por isso.
Hoje vou falar um pouco mais sobre o assunto, dando pequenos exemplos pessoais.
Manter o foco quer dizer trabalhar para atingir um objetivo, sem se distrair.
Manter o foco aplica-se à vida profissional mas também à vida pessoal.
Portanto, para mantermos o foco é importante, acima de tudo, definir objetivos e prioridades.
Assim, aconselho a pôr a escrito, todos os dias, os objetivos/tarefas a atingir por ordem de prioridade.
Não se esqueça de se incluir nessas prioridades. Cuidar de si deve ser uma prioridade. Para estar bem com os outros tem de estar bem consigo mesma. Portanto, vá lá, marque qualquer atividade pessoal que lhe dê prazer, nem que seja tomar café com uma amiga.
No trabalho,enumere todas as tarefas que tem de realizar por ordem de importância e de urgência. Não se distraia e conclua o que tem de fazer.
Em casa, na sua vida doméstica, não procrastine. Nada pior do que deixar para a última as coisas que tem de fazer. Se não tem empregada, como é o meu caso, não lhe vale a pena adiar uma tarefa. Ela não aparece feita por obra e graça do espírito santo.
Vou dar um exemplo concreto.
Embora  todos os dias vá realizando tarefas de forma a manter a casa minimamente arrumada, é ao fim de semana que faço uma limpeza mais aprofundada da casa, faço as compras, cuido da roupa, faço mais comida, etc. 
Se eu tenho tantas coisas para fazer, não posso levantar-me às 11h, só porque é fim de semana.
Levanto-me às 6h30 e foco-me naquilo que tenho de fazer.
Acreditem, custa no início, mas depois compensa e de que maneira.
Só assim se consegue tempo para fazer tudo e ainda relaxar.

O foco tem a ver com a sua concentração no trabalho e na vida!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...