quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dieta não, alimentação saudável sim!

A palavra "dieta" desencoraja à partida todas as pessoas que querem perder peso. 
Existe uma ideia errada daquilo que se pretende de uma dieta para perder peso. 
Fazer dieta para perder peso está longe de corresponder a fazer uma alimentação restritiva, desagradável ao paladar ou à vista. 
O que se deve fazer é mesmo aprender a alimentar-se de forma correta e saudável.
Por isso, decida se quer fazer  uma dieta restritiva (que conseguirá manter apenas durante algum tempo)  ou alimentar-se de forma correta através da reeducação alimentar (para toda a vida).
Se decidiu pela segunda opção, na minha opinião, a mais acertada, eis algumas orientações infalíveis:

  1. Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
  2. Beba 1,5l a 2l de líquidos/dia, evitando as principais refeições;
  3. Componha o prato com produtos coloridos e variados;
  4. Consuma carne de vaca magra, de frango sem pele e peixe;
  5. Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados, excluindo os fritos e alimentos gordurosos;
  6. Consuma bastantes verduras e legumes;
  7. Evite os doces concentrados e o chocolate, prefira as frutas frescas;
  8. Utilize o mínimo de sal e gordura na preparação das refeições;
  9. Não fume e não beba bebidas alcoólicas;
  10. Prefira pão, massa, arroz, biscoitos e cereais integrais;
  11. Evite jejuns prolongados (no máximo 4 ou 5 horas);
  12. Substitua as refeições por lanches rápidos (nada de fazer grandes refeições!);
  13. Faça 5 ou 6 refeições por dia, reduzindo o seu volume;
  14. Consuma uma porção por dia de azeite, margarina ou manteiga;
  15. Coma de 3 a 5 peças de fruta por dia;
  16. Evite o sedentarismo. Ande a pé sempre que possível.


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