quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dicas para manter a concentração no trabalho




Hoje é cada vez mais difícil manter a concentração no trabalho.Temos telemóvel pessoal (quase sempre ligado), internet, e-mails, telefone fixo, etc.




Se tem dificuldade em concentrar-se no trabalho, então o melhor é seguir algumas destas dicas:
  1. Utilize ferramentas offline: blocos de notas, cadernos, canetas, papel reciclado e outras ferramentas físicas;
  2. Faça mais pausas. Mais pausas = maior produtividade. As pausas permitem-nos pôr as ideias em ordem e concentrar-se na tarefa que temos em mãos;
  3. Tarefas mais pequenas. É muito mais fácil focar-se em várias pequenas tarefas do que numa gigantesca;
  4. Mantenha um ritmo estável;
  5. Um post-it por dia. Se tivermos um post-it colado à nossa frente com um objetivo diário, é uma excelente forma de mantermos a claridade, sendo ainda um lembrete para aquilo que temos mesmo de fazer hoje;
  6. Mentalize-se que o computador é apenas uma ferramenta de trabalho;
  7. Planeie o seu dia até ao último minuto;
  8. Esteja atenta às rotinas da preguiça;
  9. Planeie na noite anterior. Dormir sobre as tarefas e objetivos para o dia seguinte pode ajudar o seu cérebro a processar aquilo que lhe espera amanhã.
  10. Desligue qualquer input extra. Pode ser o e-mail, o Messenger ou SMS. Desligue qualquer distração tecnológica que tenha à sua volta.
  11. Estabeleça prazos. Não há melhor motivação que um prazo;
  12. Mantenha um diário. Pode ser um caderno, o importante é que mantenha um diário daquilo que concretizou ao longo do dia. Para além de manter tudo organizado e à mão, é um excelente arquivo do que já foi feito;
  13. Visualize o seu dia logo de manhã, antes de tudo começar. Um pouco de meditação antes do trabalho sobre as prioridades para aquele dia é uma ótima maneira de começar o dia concentrada e com os níveis de produtividade em alta.
  14. Comece bem o dia, com um bom pequeno-almoço. Faz toda a diferença;
  15. Cuide de si, da sua apresentação. Se se sentir atraente, bem apresentada, profissional, pronta para o que der e vier, provavelmente será mais produtiva.
Bom trabalho!

1 comentário:

Publicação em destaque

Aproveitar bem o tempo

Há várias formas de aproveitar o tempo.  Muitas pessoas queixam-se da falta de tempo, outras morrem de tédio, porque não sabem o que hão ...