Hoje é cada vez mais difícil manter a concentração no trabalho.Temos telemóvel pessoal (quase sempre ligado), internet, e-mails, telefone fixo, etc.
Se tem dificuldade em concentrar-se no trabalho, então o melhor é seguir algumas destas dicas:
- Utilize ferramentas offline: blocos de notas, cadernos, canetas, papel reciclado e outras ferramentas físicas;
- Faça mais pausas. Mais pausas = maior produtividade. As pausas permitem-nos pôr as ideias em ordem e concentrar-se na tarefa que temos em mãos;
- Tarefas mais pequenas. É muito mais fácil focar-se em várias pequenas tarefas do que numa gigantesca;
- Mantenha um ritmo estável;
- Um post-it por dia. Se tivermos um post-it colado à nossa frente com um objetivo diário, é uma excelente forma de mantermos a claridade, sendo ainda um lembrete para aquilo que temos mesmo de fazer hoje;
- Mentalize-se que o computador é apenas uma ferramenta de trabalho;
- Planeie o seu dia até ao último minuto;
- Esteja atenta às rotinas da preguiça;
- Planeie na noite anterior. Dormir sobre as tarefas e objetivos para o dia seguinte pode ajudar o seu cérebro a processar aquilo que lhe espera amanhã.
- Desligue qualquer input extra. Pode ser o e-mail, o Messenger ou SMS. Desligue qualquer distração tecnológica que tenha à sua volta.
- Estabeleça prazos. Não há melhor motivação que um prazo;
- Mantenha um diário. Pode ser um caderno, o importante é que mantenha um diário daquilo que concretizou ao longo do dia. Para além de manter tudo organizado e à mão, é um excelente arquivo do que já foi feito;
- Visualize o seu dia logo de manhã, antes de tudo começar. Um pouco de meditação antes do trabalho sobre as prioridades para aquele dia é uma ótima maneira de começar o dia concentrada e com os níveis de produtividade em alta.
- Comece bem o dia, com um bom pequeno-almoço. Faz toda a diferença;
- Cuide de si, da sua apresentação. Se se sentir atraente, bem apresentada, profissional, pronta para o que der e vier, provavelmente será mais produtiva.
Bom trabalho!
Boas sugestões!
ResponderEliminarÉ bom relembrar tudo isto.
vidademulheraos40.blogspot.com