segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Quando os nossos pais envelhecem...

À medida que crescemos e que os nossos pais envelhecem, os papéis da família acabam, inevitavelmente, por se inverterem. Os mais velhos tornam-se cada vez mais dependentes dos mais novos, mas continuam a lutar, diariamente, pela sua independência.
Estima-se que cerca de 85% da população idosa quer continuar a viver na sua própria casa. É possível deixar os seus pais idosos sozinhos em casa? Penso que sim. Contudo, acho que devemos redobrar a nossa atenção. Nunca ouviu dizer que «os velhos passam de velhos a meninos?» E é uma grande verdade.
Mas cuidado, não devemos ir muito depressa. Não devemos começar a tomar decisões por eles. Os idosos podem sentir-se incapazes, confusos ou passados para segundo plano. Permita que continuem a tomar o maior número de decisões possíveis e respeite-as... afinal de contas, são os seus pais.
Como pode ajudá-los? Visite-os diariamente, telefone-lhes, dê-lhes carinho, e zele pela segurança da sua casa. 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, estou a passar por essa situação com o meu avô, eu e a minha mãe falamos com ele e fazemos questão de o ver todos os dias, ele ainda está na casa dele, mas como tem 90 aninhos já precisa de ajuda a preparar as refeições e com as compras. Acho que realmente é importante às vezes tentarmos pensar na pele deles. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Cris and Crafts:
    Obrigada por partilhar connosco uma experiência pessoal, relacionada com o tema do meu post.
    De facto, temos de pensar que um dia também estaremos no lugar deles (e será bom que assim seja) e que, portanto, também vamos gostar de receber apoio, carinho, amor...
    Eu tenho muita penas dos velhinhos que moram sozinhos, sem condições, sem ninguém... Faz-me muita impressão mesmo!

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...