Não, não é nada fácil.
Mas com organização torna-se mais fácil. É sobre este assunto que pretendo falar-vos um pouco hoje.
O primeiro passo é fazer um pequeno planeamento para o ano inteiro.
Há quem se guie por ano civil. Eu, pessoalmente, prefiro guiar-me por ano letivo, uma vez que tenho duas filhas a estudar e a nossa vida é organizada também em função dos horários delas.
Dizia eu há pouco que devemos fazer um plano, que deverá ser balanceado, ou seja, nem tudo para a família nem tudo para o trabalho. Não se esqueça de se incluir no planeamento.
Nessa agenda anual, devemos:
- Definir as férias e folgas (nossas e do marido);
- Registar as férias dos filhos;
- Fazer um levantamento dos feriados prolongados em que a família poderá aproveitar para passear ou visitar família que está longe;
- Etc.
Depois disso, deverá passar a organizar alguns compromissos mensais: consultas médicas, idas ao dentista, pagamentos, etc.
Após organizar os compromissos mensais, deverá organizar a semana.
A semana inclui:
- Compras no supermercado;
- Horários escolares dos filhos;
- Horários do trabalho;
- Horários do marido;
- Limpeza da casa;
- Cuidado das roupas;
- Etc.
Uma dica importante: Para quem tem medo de se esquecer de alguma coisa, aconselha-se que, na noite anterior, marque tudo o que é importante e prioritário. E não se esqueça de incluir pausas para o descanso, ou simplesmente para cuidar de si. Ir ao cabeleireiro, à esteticista, por exemplo, etc.
Não adianta pôr de lado a vida pessoal, pois ela é o reflexo da sua vida profissional. Ou seja, não adianta dedicar-se ao trabalho se estiver cansada com a cabeça cheia de problemas e afazeres familiares. Assim não vai ser produtiva, com toda a certeza.
Quando estiver em casa, dedique-se à casa. Nada de tratar de assuntos profissionais no período de descanso. A hora de lazer é a hora de ficar em casa com a família.
Quando estiver no trabalho, dedique-se inteiramente ao trabalho.
Por isso mesmo é que é muito importante um planeamento para não deixar nada atrapalhar as tarefas e assim poder desfrutar bem todos os momentos.
Com estas pequenas dicas será mais fácil encontrar um método próprio de organizar a sua vida familiar e poder conviver em harmonia com a sua família e com o trabalho.
Acha que não consegue?
Tente!Sem tentar não consegue saber!
Olá Manuela,
ResponderEliminarVim agradecer e retribuir a sua visita.
Achei bem úteis as suas dicas e vou passar a visita-la :)
Beijinho doce e boa semana!