segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Organize a sua vida



Não, não é nada fácil.
Mas com organização torna-se mais fácil. É sobre este assunto que pretendo falar-vos um pouco hoje.





O primeiro passo é fazer um pequeno planeamento para o ano inteiro. 
Há quem se guie por ano civil. Eu, pessoalmente, prefiro guiar-me por ano letivo, uma vez que tenho duas filhas a estudar e a nossa vida é organizada também em função dos horários delas.
Dizia eu há pouco que devemos fazer um plano, que deverá ser balanceado, ou seja, nem tudo para a família nem tudo para o trabalho. Não se esqueça de se incluir no planeamento.

Nessa agenda anual, devemos:

  • Definir as férias e folgas (nossas e do marido);
  • Registar as férias dos filhos;
  • Fazer um levantamento dos feriados prolongados em que a família poderá aproveitar para passear ou visitar família que está longe;
  • Etc.
Depois disso, deverá passar a organizar alguns compromissos mensais: consultas médicas, idas ao dentista, pagamentos, etc.
Após organizar os compromissos mensais, deverá organizar a semana.

A semana inclui:
  • Compras no supermercado;
  • Horários escolares dos filhos;
  • Horários do trabalho;
  • Horários do marido;
  • Limpeza da casa;
  • Cuidado das roupas;
  • Etc.
Uma dica importante: Para quem tem medo de se esquecer de alguma coisa, aconselha-se que, na noite anterior, marque tudo o que é importante e prioritário. E não se esqueça de incluir pausas para o descanso, ou simplesmente para cuidar de si. Ir ao cabeleireiro, à esteticista, por exemplo, etc.
Não adianta pôr de lado a vida pessoal, pois ela é o reflexo da sua vida profissional. Ou seja, não adianta dedicar-se ao trabalho se estiver cansada com a cabeça cheia de problemas e afazeres familiares. Assim não vai ser produtiva, com toda a certeza.

Quando estiver em casa, dedique-se à casa. Nada de tratar de assuntos profissionais no período de descanso. A hora de lazer é a hora de ficar em casa com a família.
Quando estiver no trabalho, dedique-se inteiramente ao trabalho.
Por isso mesmo é que é muito importante um planeamento para não deixar nada atrapalhar as tarefas e assim poder desfrutar bem todos os momentos.
Com estas pequenas dicas será mais fácil encontrar um método próprio de organizar a sua vida familiar e poder conviver em harmonia com a sua família e com o trabalho.

Acha que não consegue? 
Tente!Sem tentar não consegue saber!

1 comentário:

  1. Olá Manuela,
    Vim agradecer e retribuir a sua visita.

    Achei bem úteis as suas dicas e vou passar a visita-la :)

    Beijinho doce e boa semana!

    ResponderEliminar

Publicação em destaque

Aproveitar bem o tempo

Há várias formas de aproveitar o tempo.  Muitas pessoas queixam-se da falta de tempo, outras morrem de tédio, porque não sabem o que hão ...