terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alimentação em tempo de aulas

Alimentar-se bem é essencial.
Alimentar-se bem em tempo de aulas é ainda mais importante.
É essencial para que os alunos mantenham a energia ao longo de todo o dia e estejam atentos nas aulas. Em suma, é essencial para que obtenham bons resultados.
Mas como é que, nós pais, podemos contribuir para que os nossos filhos façam uma alimentação adequada?


  1. Bem, em primeiro lugar devemos obrigá-los a tomar o pequeno-almoço em casa, e quando falo em pequeno-almoço não estou a dizer que bastará beber um copo de leite a correr.. O pequeno-almoço, já o disse muitas vezes, deve ser completo e deve incluir alimentos variados: leite ou iogurte, pão ou cereais e fruta.
  2. Ao almoço deve insistir para que o seu filho coma na cantina, caso não possa ir comer a casa. Mesmo que não seja a comida mais saudável, é preferível a uma sandes ou um hambúrguer no MacDonalds. Além disso, fica mais barato.
  3. Assegure-se que o seu filho bebe água ao longo do dia. Esta também ajuda à concentração.
  4. Nunca será de mais lembrar que o seu filho deve levar um lanche para a manhã e outro para a tarde. Este deve ser composto por um iogurte ou um sumo e uma sandes, por exemplo.
  5. Não permita que o seu filho se encha de guloseimas todos os dias. Bastará um chocolate de vez em quando.
  6. Em casa, o jantar nunca deverá ser servido muito tarde. 
  7. Se o seu filho precisa de ficar a estudar até mais tarde, diga-lhe para fazer uma sexta refeição, que pode ser, por exemplo, um copo de leite.
  8. Tenha sempre em casa, comida saudável.

Se seguir estas recomendações, estará a contribuir para o rendimento escolar dos seus filhos.


4 comentários:

  1. Olá Manuela !
    Informações bastante importantes que temos de ter em conta para bem das nossas crianças.
    Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Anabela!
      Obrigada pelo comentário.
      Às vezes, quando estou a escrever, sinto que não estou a acrescentar nada ao que as pessoas já sabem. Mas, como diz, é bom não as esquecermos para bem das nossas crianças.
      Beijinhos
      Manuela Santos

      Eliminar
  2. Manuela, será que me consegue ajudar? O meu filho de manhã so quer comer papa. Será que é um pequeno almoço saudável e suficiente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla
      Obrigada pela pergunta que coloca.
      De facto, muitas crianças habituam-se a comer a papa desde bebés e mesmo mais crescidinhos mantêm o mesmo tipo de alimentação.
      Infelizmente, este não é o pequeno-almoço adequado para as crianças. Estas devem realizar um pequeno -almoço composto por leite, pão ou cereais e fruta ou sumos de fruta. Assim se obtém um adequado fornecimento de energia, proteínas, hidratos de carbono e vitaminas.
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos.
      Manuela Santos

      Eliminar

Publicação em destaque

Aproveitar bem o tempo

Há várias formas de aproveitar o tempo.  Muitas pessoas queixam-se da falta de tempo, outras morrem de tédio, porque não sabem o que hão ...