De que vale ter um bom emprego, com um bom ordenado no fim do mês, se não se souber controlar os gastos? É preciso ficarmos atentos à gestão das nossas finanças.
Poupar é um grande desafio para a maioria das pessoas, principalmente pela constante sedução consumista a que somos tentados diariamente.
Somos inundados de propaganda e promoções que nos empurram para compras impulsivas, sem nos darem tempo para pensar sobre a real necessidade daquele bem.
É essencial haver disciplina e determinação por parte das pessoas, caso queiram alcançar a independência financeira.
Não vou aqui falar em ficar rica, até porque, na minha maneira de ver, o conceito de riqueza não está associado à quantidade de dinheiro que se tem. A riqueza, do meu ponto de vista, é medida pelo período que se consegue manter um determinado padrão de vida com o património que se tem. É conseguir manter isso toda a vida.
Vivemos num país hoje cada vez mais consumista e que, infelizmente, investe pouco na educação financeira. Pessoalmente, acho muito importante fazer contas à vida, fazer um planeamento financeiro.
Saber fazer escolhas acertadas requer estudo, pesquisa. Escolher e separar aquilo que eu preciso, aquilo que eu quero, aquilo que eu não preciso e aquilo que eu não quero. Este é um exercício que devemos fazer hoje, se queremos ter amanhã. Se fizermos esse exercício, vamos poupar com toda a certeza.
Não interessa onde vamos aplicar as nossas poupanças. O importante é criar o hábito de poupar. O bolso agradece.
Um pouco mais de mim, do meu estilo de vida, da minha forma de ser e estar na vida. Um prolongamento do meu interior. Com alguma formação na área da Nutrição e Dietética, pretendo ajudar as pessoas a alimentarem-se melhor e a perder algum peso em excesso de forma saudável, sem passar fome e sem medicamentos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Publicação em destaque
-
Até há bem pouco tempo também eu achava que para andar bem o resto do dia tinha de dormir, pelo menos, oito horas seguidas. Isto é o que...
-
São inúmeras as vantagens de viver no campo: Chegar a casa, depois de um longo dia de trabalho, trocar de roupa e de calçado, e dar um pas...
-
É uma bênção ser feliz com pouco, pois há pessoas que têm tudo e ainda assim, sentem-se insatisfeitas, infelizes. Quando conseguimos atingir...
Ora nem mais!
ResponderEliminarNos ultimos anos, desde que tenho os meus filhotes, A mais velha tem9 e o mais novo 3, comecei a fazer listas, e não só de supermercado, mas precisamente destas! O que quero e o que preciso! E tem sido uma mais valia. Como dizes e muito bem, vivemos numa sociedade que nos empurra a consumir , e temos de por um travão, se não, não se consegue fazer face ás despesas. Não posso deixar de concordar também que a riqueza de uma pessoa é isso mesmo.
No poupar é que está o ganho, a minha avó diz muita vez, e cada vez me soa mais acertado!
Beijinho doce :)
Obrigada Cristina, pelo comentário.
EliminarEu também sou mãe e qualquer dia avó (espero eu!) e cada vez mais dou razão aos meus pais e aos meus avós. Eles estavam certos, só que muitas vezes nós não os queríamos ouvir.
Beijinhos.
Manuela Santos
Excelente Post!!!
ResponderEliminarNão tenho essas listas, mas concordo que deverão ser muito úteis...
Durante anos cometi diversos erros e agora estou a pagar por eles. Mas não vou baixar os braços...Vou continuar a lutar e sei que irei conseguir...
Obrigada pelo post!
Querida Carlota,
EliminarNunca é tarde para nos corrigirmos. Aprendemos com os erros, sempre ouvi dizer isso.
É muito importante traçarmos um objetivo na vida e conseguirmos distinguir exatamente o que queremos e o que precisamos do que não queremos e do que não precisamos.
Beijinhos.
Manuela Santos