Saber estudar é algo que se pode aprender.
E, aqui, os pais podem ajudar, e muito.
E o que é os pais podem fazer para ajudar?
- Estarem atentos ao que se passa na escola, às matérias que estão a ser dadas na escola em cada disciplina e, sobretudo, às datas dos testes.
- Os pais devem entender que ajudar os filhos não é a fazer-lhes os trabalhos de casa, mas sim criar-lhes as condições físicas e emocionais que lhes permita estudar e aprender.
- Por isso, os pais devem organizar um local específico para os filhos estudarem, que deverá estar apetrechado com tudo o que eles necessitam. O ideal é que este espaço seja desprovido de qualquer estímulo auditivo e visual, se bem que há alunos que gostam de estudar ao som de uma música de fundo. Deste modo, não há distrações e a atenção e a concentração serão maiores.
- Os pais poderão ensinar aos filhos como, durante as aulas, poderão tirar notas e como estas poderão ser revistas com frequência. Deverão ensinar também a fazer resumos da matéria.
- Os pais poderão também ajudá-los a construir uma listagem dos pontos que vão sair em cada teste, o que vai fazer com que atempadamente preparem todos os temas.
- Os pais deverão incentivar os filhos a estudar sozinhos e não em grupo. Só no final do estudo, poderão rever a matéria com os colegas.
- Devem dizer aos filhos que é preferível dividir as matérias por temas e/ou capítulos e dividirem o estudo fazendo pausas entre cada tema/capítulo.
- Nas vésperas dos testes, os pais devem promover o bom ambiente em casa, e, se possível, ajudar os seus filhos a relaxarem.
- Não devem esquecer de, no final, elogiar os filhos. Eles adoram e sentem-se muito mais motivados.
- Por fim, os pais devem ensinar os filhos a serem otimistas, a terem uma atitude positiva perante a vida e a acreditarem neles próprios.
Tudo isto irá promover um aumento do rendimento escolar dos seus filhos.
Boa sorte!
Obrigada pelas dicas.
ResponderEliminarMaggie
Maggie
EliminarObrigada eu, pela visita.
Beijinhos.
Manuela Santos
:) Agora fiquei satisfeitinha; já ponho as dicas que aqui colocaste em prática com a minha filhota desde que ela entrou para a escola.
ResponderEliminarAproveito para acrescentar uma coisa que digo muitas vezes à minha filha e que costuma tranquilizá-la bastante, quando está mais ansiosa:
Desde que ela tenha feito o melhor que consegue, desde que tenha a certeza que eu o seu melhor, a nota não importa, porque eu vou sempre ficar orgulhosa dela. Já me apercebi por diversas vezes que o facto de lhe dizer isto antes de um teste mais complicado é meio caminho andado para que a coisa corra bem, porque ela vai muito mais tranquila e não bloqueia.
Bjinhos!!
Que bom, Natacha!
EliminarFilhos bem orientados, têm com certeza bons resultados.
Falo por experiência própria.
E beijinho e obrigada pela visita.
Manuela Santos