sábado, 21 de julho de 2012

Uma semana sem stress, é possível?



É difícil... mas será impossível?

Eis algumas dicas que costumo aplicar em certas situações, em casa, no trabalho, na rua e que me têm ajudado muito:




Em casa: 
  1. Ao fim de semana, normalmente ao sábado, programo sempre as refeições para todos os dias da semana, assegurando-me de que tenho todos os ingredientes necessários. Desta forma, não só evito o stress na hora de confecionar o prato, como me alivia da tarefa de pensar no momento o que vai ser o jantar.
  2. Deixo preparada de véspera a roupa para vestir no dia seguinte e, por vezes, para dois dias. Nem imagina a diferença que faz na hora de acordar.
  3. A mesa do pequeno-almoço também costuma ficar posta de véspera.
  4. Estipulei dois dias na semana para lavar a roupa e outro para passar a ferro.
  5. Nem sempre é fácil, mas costumo distribuir tarefas aos restantes membros da casa: marido e filhas, agora que estão de férias.
  6. Como já o disse várias vezes, não faço compras todos os dias. Apenas vou ao supermercado de 15 em 15 dias, e com uma lista de compras bem organizada (a pensar nas refeições, claro).
  7. Mantenho uma boa comunicação diária com todos os membros da família. 
  8. Procuro dormir, pelo menos, 7 horas por dia.
No trabalho:
  1. Tenho a minha agenda sempre atualizada, fazendo habitualmente uma revisão logo que chego ao trabalho, depois de ver o correio eletrónico.
  2. Procuro não acumular papéis na secretária e, caso tenha assuntos pendentes em cima da mesa, mantenho-os organizados por assuntos, em pequenas pastas.
  3. Sempre que surge um imprevisto, procuro resolvê-lo, a menos que não dependa de mim a sua resolução. Neste caso, tento não ficar perturbada com o problema (Sim, tento, embora nem sempre seja fácil).
  4. Se me surgir um problema que não consigo resolver sozinha peço a ajuda de quem sabe.
  5. Gosto de entrar cedo ao trabalho e fazer as coisas com calma.
  6. Gosto muito de conversar com os/as amigos/as, mas quando estou no trabalho, deixo as conversas para segundo plano. 
  7. Procuro fazer algumas pausas ao longo do dia, embora nem sempre seja possível. A hora do almoço costuma ser o único momento verdadeiramente de descontração.
  8. Adoro sair do trabalho com a sensação de dever cumprido.
Na rua:
  1. Gosto de dar um voltinha a pé, mesmo sozinha,  depois do almoço, para relaxar e apanhar ar.
  2. Quando tenho de apanhar transportes públicos, procuro sair um pouco mais cedo do trabalho.
  3. Aproveito o facto de andar na rua para ver as montras e, quando vou para casa, sentar-me no autocarro junto de alguém que não vejo há muito (uma vez que nem sempre ando de autocarro).
  4. Quando chego a casa, ao fim de um dia de trabalho, gosto de ir dar uma volta à horta dos meus pais, colher alguns produtos frescos que eles cultivam. (Sabe tão bem!!! Tudo tão fresquinho!!)

Queridas amigas, acreditem, ao manter este ritmo, não é impossível passar uma semana sem stress. Experimentem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...