Eis algumas dicas que costumo aplicar em certas situações, em casa, no trabalho, na rua e que me têm ajudado muito:
Em casa:
- Ao fim de semana, normalmente ao sábado, programo sempre as refeições para todos os dias da semana, assegurando-me de que tenho todos os ingredientes necessários. Desta forma, não só evito o stress na hora de confecionar o prato, como me alivia da tarefa de pensar no momento o que vai ser o jantar.
- Deixo preparada de véspera a roupa para vestir no dia seguinte e, por vezes, para dois dias. Nem imagina a diferença que faz na hora de acordar.
- A mesa do pequeno-almoço também costuma ficar posta de véspera.
- Estipulei dois dias na semana para lavar a roupa e outro para passar a ferro.
- Nem sempre é fácil, mas costumo distribuir tarefas aos restantes membros da casa: marido e filhas, agora que estão de férias.
- Como já o disse várias vezes, não faço compras todos os dias. Apenas vou ao supermercado de 15 em 15 dias, e com uma lista de compras bem organizada (a pensar nas refeições, claro).
- Mantenho uma boa comunicação diária com todos os membros da família.
- Procuro dormir, pelo menos, 7 horas por dia.
No trabalho:
- Tenho a minha agenda sempre atualizada, fazendo habitualmente uma revisão logo que chego ao trabalho, depois de ver o correio eletrónico.
- Procuro não acumular papéis na secretária e, caso tenha assuntos pendentes em cima da mesa, mantenho-os organizados por assuntos, em pequenas pastas.
- Sempre que surge um imprevisto, procuro resolvê-lo, a menos que não dependa de mim a sua resolução. Neste caso, tento não ficar perturbada com o problema (Sim, tento, embora nem sempre seja fácil).
- Se me surgir um problema que não consigo resolver sozinha peço a ajuda de quem sabe.
- Gosto de entrar cedo ao trabalho e fazer as coisas com calma.
- Gosto muito de conversar com os/as amigos/as, mas quando estou no trabalho, deixo as conversas para segundo plano.
- Procuro fazer algumas pausas ao longo do dia, embora nem sempre seja possível. A hora do almoço costuma ser o único momento verdadeiramente de descontração.
- Adoro sair do trabalho com a sensação de dever cumprido.
Na rua:
- Gosto de dar um voltinha a pé, mesmo sozinha, depois do almoço, para relaxar e apanhar ar.
- Quando tenho de apanhar transportes públicos, procuro sair um pouco mais cedo do trabalho.
- Aproveito o facto de andar na rua para ver as montras e, quando vou para casa, sentar-me no autocarro junto de alguém que não vejo há muito (uma vez que nem sempre ando de autocarro).
- Quando chego a casa, ao fim de um dia de trabalho, gosto de ir dar uma volta à horta dos meus pais, colher alguns produtos frescos que eles cultivam. (Sabe tão bem!!! Tudo tão fresquinho!!)
Queridas amigas, acreditem, ao manter este ritmo, não é impossível passar uma semana sem stress. Experimentem!
Sem comentários:
Enviar um comentário