As férias são reservadas para descanso e lazer.
A qualidade deste período influencia diretamente o desempenho no trabalho. Ser produtivo está relacionado com a capacidade de equilíbrio mental.
Sendo assim, uma sobrecarga ou a interrupção do ciclo de férias, pode trazer problemas como alterações de humor, mal-estar, depressão, esquecimentos, e muitos mais problemas de saúde. Muitas pessoas poderão sentir os sintomas no corpo, como gripes, gastrites e dores.
Descansar sem recuperar a energia é pior do que continuar a trabalhar.
"Férias é o período para se desligar das suas funções por completo", explica a Consultora de Recursos Humanos e Psicóloga, Marcia Bellé. Segundo ela, o primeiro passo para não se stressar é deixar tudo organizado no trabalho, de forma a evitar manter o contacto.
Algumas recomendações para aproveitar os dias de descanso:
- Mantenha uma alimentação equilibrada;
- Pratique exercícios diariamente, como por exemplo, caminhada;
- Programe uma viagem e planeie com antecedência todos os detalhes;
- Atenda apenas ligações urgentes;
- Coloque um aviso de ausência no email;
- Organize atividades e passeios diferentes para sair da rotina.
As férias são necessárias e garantidas por lei, mas muitos funcionários têm medo de se ausentar do trabalho, ou ficam preocupados com o trabalho que ficou por fazer e a cargo de outra pessoa. Devemos confiar nos outros como os outros confiam em nós.
Devemos entender que as férias podem espairecer pensamentos e relaxar a mente e, com isso, trazer novas ideias e disposição para as colocar em prática. Portanto, é um ótimo meio de conseguir energia para trabalhar melhor. Nunca ouviu a expressão "carregar baterias"?
Pois, é isso mesmo. Faça das suas férias uma meio de carregar as baterias.
Com tudo isto, queridas leitoras, queria dizer-vos que, finalmente, irei de férias e, portanto, estarei ausente até dia 24 de agosto.
Se estiverem de férias, aproveitem bem esses momentos.
Boas férias!
Sem comentários:
Enviar um comentário