terça-feira, 9 de abril de 2019

Trabalho e Lazer de mãos dadas

Sempre dei muito valor ao trabalho.
Sempre me entreguei a 100% às minhas responsabilidades, quer profissionais quer pessoais.
Reconheço que, muitas vezes, dei mais do meu tempo ao trabalho do que devia.
Reconheço que, muitas vezes, a minha vida pessoal saiu prejudicada em prol do trabalho.
Sobretudo por reconhecer isso e por ter consciência de que nem sempre consegui equilibrar o trabalho e a vida pessoal, é que venho uma vez mais falar no assunto.
Mais do que nunca vemos pessoas partir desta vida na flor da idade. Diariamente temos conhecimento de alguém que nos deixou, ou por doença mais ou menos prolongada, ou porque não conseguiu lidar com a realidade da sua vida e decidiu pôr-lhe um fim. 
Novos, cada vez mais novos!
E perguntamo-nos. Porquê?
O porquê nós não sabemos, mas podemos imaginar. 
Tudo isso me tem levado a pensar sobre o que estamos a fazer nesta vida. A destruí-la? Que vida é esta que levamos, que correria, que stress é esse em que nós vivemos hoje?
Não devíamos abrandar? O que estamos a fazer de errado?
Muitas perguntas, poucas respostas.
Mas não custa tentar. Tentar levar uma vida mais calma, mais saudável, no fundo mais normal. 
E aí entra o lazer. De forma equilibrada, claro. Lazer em excesso também me parece prejudicial e bastante nocivo para a saúde.
Por essa razão, fui mudando aos poucos o norte da minha vida.
Continuo a dar muito valor ao meu trabalho, continuo a entregar-me a 100% a ele, mas não dispenso as minhas horas de lazer diárias. Ler, ouvir música, praticar Pilates, meditação, estar com a família, ficar sem fazer nada. São estes os ingredientes fundamentais para o meu equilíbrio físico e mental diário.
Mesmo não tendo a certeza que esta é a poção mágica para a longevidade, não custa tentar viver um pouco mais feliz enquanto permanecermos nesta vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...