terça-feira, 30 de agosto de 2011

Encontre o seu bem estar através de uma alimentação equilibrada

Seguem-se algumas recomendações:


Comece o dia com um bom pequeno-almoço: Para ser completo, o pequeno-almoço deve incluir três grupos de alimentos: fruta, laticínios e cereais. Antes de sair de casa, beba um copo de leite ou um iogurte e cereais integrais, ou uma fatia de pão integral com queijo ou fiambre; acompanhe com fruta à sua escolha.
Faça uma pausa para lanchar: Lanches ligeiros a meio da manhã e da tarde, entre as refeições principais, permitem controlar melhor o apetite.
Beba líquidos: Água, chá, infusões e sumos naturais são as melhores opções para hidratar o seu organismo. Mas lembre-se a água é o principal componente do nosso organismo.
Inicie a refeição com hortaliças e legumes: Crus ou salteados, as verduras e legumes devem estar sempre presentes nas refeições. Estes alimentos são excelentes fornecedores de vitaminas, minerais e fibras; além de ajudar o intestino a funcionar melhor, diminuem a sensação de fome, principalmente se forem consumidas no início das refeições.

Tenha cuidado com o sal: Evite o excesso. Reduza a quantidade de sal adicionado aos alimentos e evite alimentos muito salgados (ex: presunto, alguns tipos de queijo), pois eles aumentam a pressão sanguínea, aumentando o risco de desenvolver hipertensão. Para temperar e dar um toque especial aos seus pratos experimente as ervas aromáticas e as especiarias.
Evite os fritos: Em vez de fritos, opte por grelhados, assados ou ao vapor.
Experimente novos alimentos: Alimentos integrais, frutas, sementes de girassol e todo o tipo de frutos secos, peixes e verduras  e muitos mais! É cada vez mais conhecido o benefício destes alimentos para a saúde. Adicione estes produtos aos seus alimentos habituais. Além de enriquecer a sua alimentação, conhecerá novos sabores.
Mastigue devagar: Mastigar bem os alimentos ajuda no controlo da saciedade e da digestão. Por isso, saboreie os alimentos e delicie-se com o seu aroma, gosto, temperatura e textura.
Alimentação = prazer e bem-estar: Tenha atenção ao que come e onde come. Procure fazer as suas refeições num local tranquilo e com um ambiente agradável.

Por fim, deixo a seguinte mensagem:

Não existem alimentos proibidos!
Pode e deve comer de tudo um pouco, desde que não exagere nas quantidades.
Uma alimentação correta satisfaz a sensação de fome e previne doenças.
Fazer uma alimentação saudável vai aumentar a sua qualidade de vida.


Espero que gostem!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...