quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Destralhar: por zonas ou por itens?

Muito se fala nas vantagens de eliminar tudo o que não nos faz falta, ou porque está avariado ou porque simplesmente já não usamos nem tencionamos usar.
No entanto, muitas vezes temos consciência dessa necessidade mas não sabemos muito bem por onde começar.
Será melhor começar por uma divisão da casa? Ou será melhor começar a eliminar por item?
Existem diversas opiniões sobre este assunto. Há pessoas que começam por uma divisão e vão organizando e eliminando o que está a mais.
Há outras que preferem começar o destralhamento por item e, assim, começam por exemplo pela roupa. Juntam num só monte toda a roupa existente na casa e começam a separar em roupa que ainda se veste, roupa que já não se veste e é para doar ou deitar fora. Este método é defendido por Marie Kondo e, embora o pratique em algumas situações, não é o mais apreciado por mim. Acho-o um pouco radical.
Confesso que prefiro o destralhamento por zonas. Na minha opinião não deve existir mais do que um local como mesmo tipo de produtos. Por exemplo, na casa deve haver um só local para os detergentes, um só local para o calçado, para os acessórios, etc.
Em relação aos acessórios, deve haver apenas um local com lenços, outro com cintos, outro com meias e nada de ter este tipo de utensílios espalhados pela casa toda.
Na minha opinião, antes de destralhar, devemos organizar por zonas. Numa fase posterior, então sim podemos destralhar.
Vantagens deste método? Ficamos com uma noção clara de tudo o que temos, do que precisamos efetivamente e do que temos a mais e podemos prescindir. Com este método evitamos compras muitas vezes desnecessárias e, portanto, podemos poupar algum dinheiro.
E os meus leitores e leitoras, que acham?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...