Da alimentação "sem" hidratos


Muito se tem falado em dietas boas e dietas más que ajudam a perder peso, sobretudo nesta fase do ano  em que, sobretudo as mulheres, procuram atingir o corpo perfeito.

Fala-se de dietas relâmpago, dieta do biquini, dieta da sopa, dieta dos 3 dias, sei lá, um sem fim de estratégias para emagrecer. Quase todas um pouco desequilibradas. Na maioria dos casos, com este tipo de dietas, algumas pessoas conseguem emagrecer mas poucas conseguem manter essa alimentação por muito tempo.

Na minha opinião, a melhor dieta para perder peso de forma eficaz e duradoira é a dieta "sem" hidratos.  Isto é, é uma alimentação balanceada, no entanto, muito pobre em hidratos de carbono. Claro está que, mesmo esta alimentação tem de ser muito vigiada e cada caso é um caso.

Não só é pobre em hidratos de carbono como em açucares. Ainda assim, não é totalmente restritiva. De vez em quando é permitido comer um doce e mesmo comer um pouco mais em excesso. A nossa mente tem de estar também ela equilibrada e, portanto, se estivermos a fazer uma alimentação muito restritiva, vamos sentir-nos muito tensos, tristes e apagados. E isso é um desastre para quem está a meio de uma dieta.

Pessoalmente não gosto de chamar de "dieta" este tipo de alimentação "sem" hidratos, uma vez que é uma forma de alimentação que pode ser praticada toda a vida. E, se a pessoa passar a fazer este tipo de alimentação toda a vida, já não quer outra e "esquece-se" que começou a comer assim para perder peso. A verdade é que vai perdendo.






Sugestões de pratos sem hidratos de carbono:

Arroz de couve-flor
Esparregado de feijão-verde
Salada de polvo
Arroz (de couve-flor) de pato
Bacalhau espiritual (com alho francês, em vez de pão)
Lasanha de carne (com tiras de courgete)
Esparguete (courgete cortado em espiral) à bolonhesa
Frango assado com legumes
Empadas de bacalhau

Bom apetite!

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