segunda-feira, 31 de julho de 2017

Cuidar do corpo e da mente nas férias!

A maioria de nós passa o ano a correr de um lado para o outro, a cuidar dos filhos, dos pais, do trabalho, da casa e esquecemo-nos de nós.
Nós ficamos sempre em último lugar. Não vos acontece isso?
Pois, a mim acontece, se bem que ultimamente já comecei a pensar muito mais em mim, na minha saúde e no meu bem-estar.
A desculpa na maior parte das vezes é a falta de tempo. Mas se somos nós que fazemos a gestão do nosso tempo por que não colocamos na agenda, por exemplo, "ir ao médico", "ir ao ginásio" no topo da lista?
Sempre os outros, há sempre algo ou alguém que nós achamos que está primeiro. Mas é falso! Nós estamos primeiro! Porque se não cuidarmos de nós, ninguém se vai preocupar e nós vamos passar a andar mal, até chegar ao ponto de não conseguirmos sequer cuidar dos outros.
Por isso, o conselho que dou a quem passa o ano a descurar a saúde, física e mental, é que dediquem um pouco do vosso tempo de férias ao vosso corpo e à vossa mente. Como, perguntam-me vocês? 
Bem, ir ao médico é uma opção. Fazer umas análises, por exemplo.
Fazer uma alimentação saudável, rica em produtos naturais (legumes, frutas, sumos de fruta, peixe e carnes grelhadas, ...).
Fazer exercício (não é preciso ir para um ginásio..., mas pode fazer caminhadas na areia, isto no caso de estar na praia).
Se tem peso a mais, tente perder algum peso nesse período. Atenção, para emagrecer não é preciso passar fome. É preciso comer saudável, na medida certa.
Não durma até muito tarde (isso provoca dor de cabeça). O melhor mesmo é manter uma rotina de levantar cedo, nem que tenha de dormir um pouco depois do almoço, caso fique levantada até mais tarde.
Cuide da pele, do cabelo, das unhas. Cuide de si!
Se tem filhos pequenos dedique-lhes a atenção que eles merecem e que durante o ano não conseguiu dar-lhes porque esteve a trabalhar.
Brinque com os seus filhos.
Por fim, praticar a meditação, ler, fazer um retiro espiritual, ouvir música, fazer amor, são também excelentes opções para cuidar do corpo e da mente.
Boas férias!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...