segunda-feira, 4 de maio de 2020

Quase dois meses de confinamento social...


Olá, meus queridos leitores e minhas queridas leitoras:


Tenho andado meio desaparecida, é verdade, mas é por uma boa causa.
Dias muito ocupados, apesar do confinamento social.
Há quem tenha começado a escrever um diário destes dias de confinamento, para mais tarde recordar.
Eu não fiz um diário, mas tenho muitas anotações na minha agenda.
Quem me conhece sabe que sou uma pessoa de rotinas e, como tal, tive de alterar as minhas rotinas e ajustá-las às circunstâncias.
Ainda que não tenha feito um diário nestes quase dois meses, não posso deixar de referir aquilo que eu acho mais relevante  e de mais positivo, graças às mudanças que tive de fazer, e que tornaram os meus dias mais produtivos.
  • Passei a levantar-me mais cedo, por opção, para ler ou adiantar alguma tarefa doméstica;
  • Há quase dois meses em teletrabalho, tenho conseguido manter contacto quer com colegas, quer com alunos, professores e outros serviços e o trabalho tem fluído sem problemas. Sinto-me muito bem por isso também;
  • Tenho dedicado muito mais tempo à leitura e à frequência de cursos e formações, sobretudo na área do desenvolvimento pessoal;
  • Nestes quase dois meses, tenho assistido a várias aulas e palestras online, em horário pós-laboral,  nas mais diversas áreas, desde organização e planeamento, bem-estar do corpo e da mente, poder interior, trabalho remoto e novas tecnologias, coaching emocional, entre muitas outras. Dou por mim a ter aulas até às 11h da noite, com enorme motivação; 
  • Tenho conseguido manter as minhas aulas de Pilates à distância;
  • Tenho aproveitado muito bem o tempo em casa, cozinhando bastante (o que eu adoro) e programando algumas atividades para o tempo livre, tais como visualização de filmes e caminhadas com o marido e a filha, cultivar a terra e um maior contacto com a natureza;
  • Pelo facto de, nestes quase dois meses,  não ter de sair de casa para apanhar transportes ou enfrentar o trânsito de manhã e à tarde, não tenho sentido stress ou ansiedade, muito menos monotonia ou tédio.
  • Têm sido dois meses de enorme aprendizagem e de muita reflexão.
É este o balanço que faço de quase dois meses de confinamento social. É um balanço positivo, do meu ponto de vista. Sei que esta não será, infelizmente, a opinião de todas as pessoas, e compreendo perfeitamente.
Não refiro aqui o lado negativo porque, na verdade, não gosto de ver esse lado, mas reconheço que esta situação afetou e continua a afetar muita gente. Eu também fui afetada, mas prefiro não pensar nisso agora. Deixei, por exemplo, de viajar e de visitar a família que está longe, mas tenho fé de que tudo vai voltar a acontecer um dia destes.

Vamos todos aprender muito com este confinamento social. Não acham?





Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...