segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Envelhecer é assim tão mau?

A idade conta ou não conta?
Conta sim, mas não é assim tão mau. Antes pelo contrário!

Na sociedade em que vivemos há cada vez mais pessoas que lutam diariamente  contra o envelhecimento como se envelhecer fosse algo mau, a evitar, proibido! Será assim?
Cirurgias plásticas para esticar a pele, aumentar o tamanho das mamas, tirar gordurinha aqui, implantar silicone acolá... Será isso importante? Porque fogem as pessoas do envelhecimento?
Mais importante, na minha opinião, é a capacidade de aceitar o envelhecimento  como sinal de sabedoria, de maturidade.
Há certos prazeres  que só a maturidade nos permite desfrutar. A relação com os outros  torna-se mais saudável e mais intensa. Há uma maior entrega e maior disponibilidade para os outros.
Flacidez? Rugas? que interessa isso? São só aspetos exteriores.
Pessoalmente, não ligo muito para esses aspetos exteriores. 
Há apenas um que me desperta a atenção. O olhar. Sim, o olhar diz muita coisa sobre a pessoa. Seja ela uma menina de 10, 20, 30 ou 90 anos.
Mãe, a caminho dos 80 anos, autêntica, genuína, sem artifícios.
Adoro aquelas pessoas que, apesar da sua longa idade, e de terem o rosto carregado de rugas, conservam um sorriso no olhar e uma alegria contagiante. Essas sim, são pessoas autênticas, sem artifícios, genuínas, que souberam aceitar o envelhecimento como a sua condição natural, sem silicones nem maquilhagens. 

Quando for velhinha quero ser assim...

Dedico este post a todas as pessoas velhinhas que, apesar do seu aspeto exterior, próprio da velhice, conservam a autenticidade e maturidade e, sobretudo, a capacidade para amar os outros sem querer receber nada em troca, a não ser carinho também.

Que 2020 seja um ano de amor pelos mais velhos, muitas vezes entregues a si próprios.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...