terça-feira, 25 de outubro de 2022

A importância de ter um hobby para a saúde mental

Tenho referido vários vezes que é muito importante, para a nossa saúde mental, ocuparmos uma parte do nosso dia, seja a que hora for, com algo que nos relaxe e que nos acalme a mente. 

Pode ser no início do dia, na hora do almoço, ao fim do dia ou numa hora que nos seja mais conveniente.

As atividades relaxantes podem ser várias: ler, meditar, escrever, fazer crochet, tricot, caminhar, praticar Pilates, porque não?

Qualquer uma destas atividades me dão prazer e me ajudam a relaxar. São estas algumas das atividades que pratico, quase diariamente, por mero prazer, sendo que algumas delas se tornaram um vício.

Acordar às 6h da manhã para ler pode parecer estranho para algumas pessoas, uma vez que, a essa hora, supostamente ainda estamos ensonadas. Sim, pode até ser verdade. Mas, para quem gosta de ler e não tem tempo durante o dia, escolhe esta hora porque consegue estar só com o seu livro, sem qualquer interrupção. Pessoalmente, só consigo ver vantagens em acordar cedo para ler. À conta disso, consigo ler centenas de páginas em poucos dias. Como resultado, um satisfação pessoal e uma sensação de tranquilidade indescritíveis.

Mais recentemente, alternei a leitura com o crochet. 

Como assim, começar o dia às 6h da manhã para fazer crochet??

Sim, é verdade! E as razões são exatamente as mesmas que referi em relação à leitura. Quando gostamos muito de algo, procuramos fazê-lo na maior tranquilidade, num momento só nosso.

Das 6h às 7h, o mundo é meu. Sou só eu e os meus hobbies.

Deixo o Pilates mais para o fim do dia, de preferência em grupo, pois o convívio também é excelente, sobretudo depois de um dia de trabalho.

Ter um hobby é mais importante e agradável do que imagina, sobretudo pelo bem-estar que proporciona!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...