quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Simplificar a (minha) vida

Há já alguns meses (talvez anos) que tenho vindo a simplificar cada vez mais a minha vida. 

Não é que ela fosse complicada mas, aos poucos, fui percebendo que havia ainda muito a fazer e que podia simplificá-la ainda mais. 

E porque é que eu preciso de simplificar a minha vida, poderão perguntar-me?

E eu respondo:

Para ter mais tempo livre ao longo das 24 horas;

Para ter mais tempo livre, sobretudo em casa;

Para sentir uma energia positiva à minha volta;

Para me sentir melhor, mais leve;

Para economizar financeiramente também.

E o que fiz e continuo a fazer para simplificar a minha vida?

  • Destralho mais e compro menos. Em vez de perguntar a toda a hora o que preciso, pergunto-me, com mais frequência, de que é que eu não preciso? Deixei de fazer compras por impulso.
  • Levanto-me cedo (muito cedo!) todos os dias para fazer aquelas atividades que me dão muito prazer e me enchem de energia logo de madrugada: Exercício, meditação, ler , são apenas algumas das atividades diárias matutinas;
  • Tenho apenas o essencial: roupa, calçado, louça, etc...
  • Faço compras apenas uma vez por semana;
  • Tento manter as tarefas domésticas organizadas ao longo da semana, não acumulando todo o trabalho para o fim de semana;
  • Passei a valorizar mais os pequenos (grandes) momentos em família;
  • Vejo hoje muito menos televisão;
  • Passei a cuidar mais da minha saúde física e mental, fazendo uma alimentação saudável e começando o dia bem cedo com a prática de Pilates e de meditação guiada;
  • Sinto que tenho hoje muito mais tempo livre para fazer as coisas de que gosto muito e que antes não fazia por falta de tempo.
Tem sido um processo de transformação gradual, mas muito eficaz.
Não podia estar mais satisfeita com o resultado.
Apesar de não ter uma casa minimalista, uma vez que ainda sou (e serei sempre) muito apegada a algumas tradições e objetos, são visíveis essas mudanças na minha vida e na minha casa.
Sinto-me mais leve, sem dúvida. E não, não me estou a referir só ao peso. Sinto uma leveza indescritível a nível pessoal, e uma energia especial.
Ao mudar o meu estilo de vida, mudei também certos hábitos. E isso tem feito todo a diferença!
Aproveitar melhor o tempo sempre foi um  dos meus objetivos principais. 
Hoje posso dizer que tenho o tempo todo do mundo. Há tempo para tudo!
Só não faço o que eu não quero!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...