domingo, 11 de setembro de 2011

Ordem na casa, ordem na vida


Viver desorganizadamente fica caro e é muito stressante. 

Hoje vou partilhar convosco alguns conselhos para as pessoas desorganizadas, de duas especialistas: a americana Donna Smallin, integrante da Associação Nacional dos Organizadores Profissionais dos Estados Unidos e autora do livro Organize-se (editora Gente), e a brasileira Cristina Papazian, que dá cursos e palestras sobre o assunto.
Segundo estas especialistas,

  • O primeiro passo é não espalhar as coisas. Acostume-se a colocar tudo no seu devido lugar: ao trocar de roupa, arrume tudo no armário. No fim de consultar um livro, coloque-o de novo na estante certa.
  • Siga a regra dos doze meses: se não tocou numa peça de roupa durante um ano, é quase certo que nunca vai usá-la. O mesmo vale para muitos outros objetos da casa.
  • Guarde caixas grandes para recolher objetos que não sabe se vai guardar. Assim, na hora de decidir, eles estarão todos juntos.
  • Ao contrário do que se pensa normalmente, menos armários e gavetas resultam em maior organização. "Quanto mais espaço houver, mais tralhas serão guardadas", diz Cristina Papazian.
  • Não deixe trivialidades ocuparem o seu dia de trabalho. Se responder "sim" a alguma das perguntas abaixo, repense o uso do seu tempo.
  1. Costuma navegar na internet sem objetivos claros?
  2. Lê e-mails antes de qualquer coisa?
  3. Começa o dia sem um plano escrito?
  4. Faz tarefas que outros deveriam fazer?

Pense bem: Será que está a usar bem o seu tempo? 
Não se esqueça, ordem na casa e no trabalho, ordem na vida.


Boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...