segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Equilibrar a alimentação

Para as pessoas que precisam de equilibrar a alimentação, o ideal é consultar uma nutricionista, que lhe dará dicas para mudar os seus hábitos alimentares e alimentar-se corretamente.
Os alimentos que atuam no nosso organismo são divididos em três grupos. Cada grupo possui uma função específica.

  1. O grupo dos alimentos energéticos contém arroz, pão,  batata e massa. Esses alimentos garantem a energia para as nossas necessidades vitais.
  2. O grupo dos alimentos construtores contém carne bovina, aves, peixes, ervilhas, feijão, grão de bico, leite e seus derivados. Esses alimentos possuem a função de restaurar os tecidos e incorporar os músculos do nosso organismo.
  3. O grupo dos alimentos reguladores contém frutas e vegetais. Esses alimentos fornecem vitaminas e minerais e ainda contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Para equilibrarmos a nossa alimentação é necessário incluir pelo menos um alimento de cada grupo de alimentos. Um almoço saudável e completo deve conter um tipo de carne grelhada, uma salada diversificada, arroz ou então salada e uma fruta.
Para transformar a refeição mais apetitosa é importante variar o consumo de nutrientes. 
Escolha sempre legumes e frutas frescas.
É ideal consumir de seis a oito copos de água por dia.
A água é importante porque ela regula as funções do organismo agindo na absorção dos alimentos, na digestão, na excreção e na circulação.
A água atua também como meio de transporte dos nutrientes e de todas as substâncias corpóreas que exercem o papel de manter a temperatura do corpo.
Boa semana!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

A bênção de ser feliz com pouco...